Luciano Oliveira - [email protected]

Areia Branca: o colunão de domingo teve gente bonita, teve gente alegre, agenda de eventos e muitos burburinhos nos bastidores

AGORA É RECIFE!
CINTHYA AZEVEDO OKDepois de brilhar em Natal e Mossoró, a areia-branquense Cinthya Azevedo está se preparando para disputar a grande final do Concurso Miss e Mister Fashion Brasil 2012, dia 25 de novembro, no Clube Português, em Recife. Na final de Mossoró ela concorreu com outras 50 moças e ficou entre as sete mais belas da noite. Esse resultado lhe rendeu um contrato por um ano com a Agência Modelo Brasil.

DESFILE CÍVICO
Segunda-feira, 22, feriado municipal, houve desfile cívico-cultural em comemoração aos 85 anos de emancipação política de Areia Branca. O cortejo cívico foi à tarde, com participação das escolas das redes municipal, estadual e privada, além das secretárias municipais que estarão apresentando seus programas e projetos.

FASHION
39 0KCampanha eleitoral e emancipação política do município levaram o promoter Afrânio Mesquita a transferir para o dia 4 de novembro, na Tropical Casa Show, o esperado show infantil com os personagens Looney Tunes e Sherek e Fiona, pela primeira vez no RN. Senhas antecipadas à venda na Vocalize Vídeo, ao preço de R$ 10.

ASTRONOMIA EM ALTA
O areia-branquense e mestrando em Astrofísica pelo Programa de Pós-Graduação em Física da parceria Uern/Ufersa, Mackson Matheus, participou da 37ª Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), realizada de 14 a 18 deste mês em Águas de Lindoia, São Paulo. No encontro científico Mackson Matheus apresentou tema de dissertação de mestrado, sobre a idade de aglomerados estrelares abertos com um parâmetro de uma nova teoria estatística.

D E S T A Q U E S
LUANA MARES, DIRETORA DO HOSPITALDe bem com a vida, a competente profissional da saúde Luana Mares, diretora do recém-inaugurado complexo hospitalar de Areia Branca, composto pelo moderno
Hospital Sara Kubitscheck e Maternidade Dr. Willon Cabral. Luana vem de outras
experiências exitosas na área da saúde local.

O locutor das multidões, Daniel Filho, amanheceu de idade nova no último dia 17. Areia-branquense de sucesso no rádio, em Apodi, ele agitou a galera na campanha eleitoral da prefeita eleita de Areia Branca, Luana Bruno. Vida longa para o “Dani”.

ALDO COM ANTÔNIO CARLOS OKSábado, 20, houve “regabofe” em comemoração à eleição do ex-gerente de Segurança do município, Antônio Carlos, que conquistou uma cadeira na Câmara Municipal. A festança foi na praia do Paraíso, onde o vereador eleito reuniu familiares, amigos e correligionários.

Z O N A   F R A N C A
***
Diferentemente das comemorações realizadas em datas anteriores como o Carnaval e a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em agosto, a Prefeitura de Areia Branca não realizará nenhum evento de cunho festivo com estrutura de palco e bandas para comemorar a emancipação política do município na segunda-feira, 22, devido à prorrogação do estado de emergência por mais 180 dias, decretado pelo Governo do Estado.

***
O prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), tinha prometido que faria uma grande festa em praça pública para comemorar os 85 anos de emancipação política de Areia Branca. A comissão de eventos da prefeitura até fechou contrato com banda da Bahia e com a estrutura para o evento, incluindo palco. Mas o gestor teve que cancelar tudo, porque a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) resolveu prorrogar por mais 180 dias o estado de emergência em Areia Branca e mais 138 municípios potiguares.

***
Diante desse quadro, começa uma preocupação generalizada quanto ao futuro do réveillon e do Carnaval de 2013. Ambos os eventos são molas propulsoras do turismo, além de gerar milhares de empregos temporários e aquecer a economia local. Areia Branca não pode ficar sem o seu calendário de eventos. Essa situação de emergência em relação a Areia Branca deve ser revista pelo Governo do Estado e o próprio Ministério Público. O que foi que mudou na rotina do areia-branquense essa decretação de emergência? Nadica de nada.

***
Mais um lote de mobiliários e material escolar foi entregue pela Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O contemplado, dessa vez, foi o Centro de Educação Infantil (CEI) Luiz Breno, que na quarta-feira recebeu mais de 200 kits escolares compostos por mesas e cadeiras infantis, birôs e cadeiras para professores.

***
Os sindicatos da área marítima demonstram interesse em arrendar ou administrar as barcaças Osmundo Faria, Dix-sept Rosado e Antônio Florêncio, que estão atracadas no Cais Tertuliano Fernandes, sem operar, desde o mês de julho. As tripulações foram dispensadas este mês. Eram mais de 50 marítimos que agora lutam na Justiça do Trabalho para receber os salários de setembro e os dias trabalhados em outubro, além dos demais direitos trabalhistas.

***
Os sindicalistas consideram que esse arrendamento seria uma forma de assegurar os empregos dos marítimos que foram dispensados pela empresa, bem como quitar as pendências trabalhistas. Além dos sindicatos, a Navenor (subsidiária da Salinor, que administrava as barcaças) também tem interesse em incorporar as três barcaças à sua frota local, além de outras empresas que lidam com o setor salineiro, tanto em Areia Branca como em Mossoró. Há três meses, as embarcações estão paradas.

***
A secretária municipal de Assistência Social e articuladora do Selo Unicef em Areia Branca, assistente social Francisca Batista, informa que até o final de novembro os municípios participantes do Selo Unicef – Município Aprovado, edição 2009-2012, estão envolvidos em um intenso processo de avaliação em relação à melhoria concreta das condições de vida de suas crianças e adolescentes nos últimos anos. Os avanços de cada município serão comparados ao desempenho da média de seu grupo. O anúncio nacional dos municípios certificados será realizado na segunda quinzena de novembro.

***
Um dos municípios credenciados à certificação do Unicef, Areia Branca vem cumprindo todas as metas estabelecidas pelo Selo, com destaque as mobilizações realizadas por meio dos encontros setoriais e fóruns comunitários. Foram momentos marcantes na caminhada rumo ao Selo Unicef e principalmente pela melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

***
O presidente da Câmara Municipal de Areia Branca, Aldo Dantas (PMDB), informa que ordinariamente os vereadores só voltarão a se reunir no plenário da Casa, no dia 1º de novembro. Ele adiantou que, além do dia 1º, em novembro as sessões serão realizadas ainda nos dias 6, 8, 13 e 15. Já a última sessão do ano, que encerra a atual legislatura, está marcada para 18 de dezembro, uma terça-feira.

***
O Estádio Municipal Dr. Gentil Fernandes, “Fernandão”, de Areia Branca, poderá sediar importantes partidas válidas pelo Campeonato Estadual de Futebol 2013 e o Brasileirão, séries de acesso. Seriam jogos das equipes do Potiguar e do Baraúnas. Isso se as obras de readequação do Estádio “Nogueirão”, em Mossoró, iniciarem entre o final deste ano e os primeiros dias de 2013. O prefeito “Souza” já esteve reunido com os cartolas das duas equipes para tratar do assunto.

· Coluna atualizada assinada por Luciano Oliveira aos domingos no caderno Regional do jornal O Mossoroense

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade