Areia Branca: nossa última coluna do ano publicada domingo passado no jornal O Mossoroense foi no capricho, confira

É O BICHO!
LUANA COM RICARDO CHAVES E JORGENesta quarta-feira, 1º de janeiro de 2014, tem “arrastão” em Areia Branca com o baiano Ricardo Chaves a bordo do tio elétrico BBzão. A concentração será na praia de Upanema a partir do meio-dia e às 16h, saída do “arrastão” fazendo o circuito praia-centro. Na foto, a prefeita Luana Bruno, o cantor Ricardo Chaves e o Dr. Jorge Alberto Moura, esposo da gestora.

RÉVEILLON 2013
QUEIMA DE FOGOS ONTEM EM AB_thumb[3]Na virada do ano, em Areia Branca, terá o tradicional show pirotécnico no Cais Tertuliano Fernandes. O espetáculo de luzes e cores será à meia-noite do dia 31, após a celebração religiosa na Igreja Matriz.

SHOWS NA PRAÇA
KOISA NOSSA, ESSA AQUIA chegada do novo ano em Areia Branca será comemorada com shows das bandas Paranoicos e Koisa Nossa (foto) em praça pública. Dois excelentes grupos da cidade que dispensam comentários. A festa começa depois da queima de fogos.

DJ LIAH
DJ LIAH NO RÉVEILLON DE AREIA BRANCA - Cópia (2)A música eletrônica também terá espaço na festa da virada do ano, em Areia Branca. Para agitar a galera, a exuberante Dj Liah preparou um repertório muito especial com os ritmos do momento. “Todo mundo vai dançar”, promete a bela, que é um sucesso por onde passa.

D E S T A Q U E S

RAÇA NEGRADia 17 de janeiro de 2014 o grupo Raça Negra estará em Areia Branca para fazer o maior show de todos os tempos. O palco da festa será a Tropical Casa Show. O evento exclusivo é uma realização da AC Produções e Valmir Mendonça Promoções. Imperdível.

CAPITÃO JAILSON ANDRELINO NAT DIA 21 E ESPOSAQue o ano de 2014 seja de conquistas profissionais e realizações pessoais para o capitão Jailson Andrelino, comandante da PM local, que aniversariou no último dia 21 e comemorou ao lado da esposa Keda e dos muitos amigos.

LARISSA CAROLINE, NAT DIA 26Os parabéns da coluna vão para a bela Larissa Caroline, que dia 26 completou 13 anos. A aniversariante é filha do empreendedor Ribamar Dantas, da loja e estúdio Fotocenter, nome de sucesso no ramo da fotografia na região.

Z O N A    F R A N C A

Termina o ano de 2013. Para uns, deixando saudades, para outros, nem tanto. Para os governantes, por exemplo, já vai tarde. Muitos prefeitos passaram os últimos 12 meses de pires na mão, mendigando ajuda do Governo Federal. Talvez apenas um seleto grupo conseguirá fechar o ano com as contas em dia. Boa parte não realizou um terço do que prometeu em campanha. Vão terminar 2013 sisudos, sem ter o que comemorar. Mas em 2014, quem sabe? Será bem diferente. Tomara.

***
A prefeita Luana Bruno (PMDB) está certa ao defender a reativação do calendário de eventos da Prefeitura de Areia Branca. No auge da festa de Nossa Senhora dos Navegantes e do Carnaval, a cidade ganhou a mídia e se projetou nacionalmente, se firmando como um próspero roteiro turístico. Com a decadência desses eventos, Areia Branca parou no tempo, tornou-se uma cidade apática, sem opções para atrair o visitante, o turismo que ganhará impulso, voltou à estaca zero.
***
Areia Branca é uma ótima cidade para se morar. Mas esbarra na falta de empregos, o mercado de trabalho é muito limitado. Milhares de jovens são qualificados anualmente, mas poucos conseguem colocar em prática o que aprenderam. A ideia da prefeita Luana Bruno, de buscar parcerias com a iniciativa privada para retomar o calendário de eventos da cidade é bem-vinda, considerando o Carnaval, por exemplo, que constitui uma fonte de geração de empregos temporários e renda para os grandes, médios e pequenos comerciantes, aquecendo a economia da cidade.

***
Os grandes carnavais de Areia Branca passaram a acontecer a partir da primeira gestão do ex-prefeito José Bruno Filho (PMDB), período de 1997-2000. A festa profana ganhou fama e ficou entre as melhores do Estado, atraindo milhares de pessoas de todos os recantos do RN e de outros estados, fazendo circular na cidade algo em torno de R$ 2 milhões (na época) durante o reinado de Momo.
***
Areia Branca precisa, sim, de uma injeção de ânimo. Se a gestão da prefeita Luana Bruno realmente deseja devolver à Salinésia o status de cidade turisticamente viável, precisa resgatar o que se perdeu com o tempo. Não é admissível um município com 42 quilômetros de litoral, com mais de 12 praias, muitas paradisíacas, não ter o turismo como sua principal fonte de renda.

***
A Campanha “Um Natal Feliz” tem como meta fechar o ano com arrecadação de 50 cestas básicas, 200 peças de roupas e 50 pares de calçados, que vão fazer a alegria de muitas pessoas necessitadas. O coordenador da ação solidária, Paulo César de Brito, aproveita para lançar um apelo: quem desejar colaborar com a campanha, ainda há tempo, basta entrar em contato com ele pelos celulares 9916-0278 / 9413-6773.

***
Começou na sexta-feira, 27, a programação em homenagem a Iemanjá, reverenciada pelos candomblecistas e umbandistas de Areia Branca. O ponto alto será o tradicional Cortejo de Iemanjá, neste dia 31, às 16h, com concentração em frente à Casa de Cultura de Matriz Africana (Ìlê Asè Dajó Íyà Omí Sábà), na rua Duque de Caxias, 362, Centro. De lá saem em caminhada até o Cais Tertuliano Fernandes, local do embarque das pessoas e da “panela enfeitada” contendo as oferendas que serão levadas até as proximidades da Praia do Pontal, onde acontece o encontro das águas do mar com o rio Apodi-Mossoró.

***
Anteriormente o ritual era realizado na praia de Upanema, à noite. Mas devido a falta de estrutura e a grande participação popular, os organizadores resolveram expandir a programação, trazendo o evento para a cidade, concentrando as atividades na sede religiosa do Ìlê Asè. Hoje, o cortejo chega a atrair mais de cinco mil pessoas entre adeptos, simpatizantes e curiosos.

***
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Areia Branca completou dia 26 um ano de funcionamento, contabilizando no período mais de 300 atendimentos. A equipe responsável pelo atendimento é formada por 13 profissionais: Sandézia Costa, Vênus Souza, Lenilson Luz, Angélica Patrícia, Gerlane Alfaya e Jonata Gomes (Tecnicos de Enfermagem); e ainda: Amanda Karla (enfermeira coordenadora) Paulo Sérgio, Francisco Nascimento, Rivonaldo Lima, Paulo César de Brito, Francisco Mendonça e Cristiano Costa (condutores socorristas).

***
Mesmo durante o recesso parlamentar que vai de dezembro a fevereiro de 2014, na Câmara Municipal de Areia Branca os vereadores mantêm seus gabinetes abertos, atendendo normalmente a população que os procura diariamente. De acordo com o presidente da Casa, Sandro Góis (PV), a decisão de continuar trabalhando no recesso parlamentar tomada pelos próprios vereadores, em respeito aos cidadãos que os elegeram.

· Coluna (atualizada) assinada por Luciano Oliveira aos domingos no caderno Cotidiano/Regional do jornal O Mossoroense

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *