Luciano Oliveira - [email protected]

A vacina será aplicada no Centro de Saúde José Nogueira de Melo (Foto: Luciano Oliveira)

Areia Branca: maiores de 50 anos receberão a quarta dose de vacina contra Covid a partir de segunda-feira

A vacina será aplicada no Centro de Saúde José Nogueira de Melo (Foto: Luciano Oliveira)

A Prefeitura de Areia Branca inicia nesta segunda-feira, 6, a oferta da quarta dose de vacina contra a Covid-19 para pessoas com 50 anos ou mais, no Centro de Saúde José Nogueira de Melo. A aplicação acontece todos os dias da semana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já nas unidades de saúde a vacinação ocorre de acordo o calendário de vacinas da UBS.

Trabalhadores da área de saúde, tanto da rede pública quanto privada, também podem receber o reforço. A imunização deve ocorrer quatro meses após 3ª dose.

No final de março, o Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica que justifica a decisão de aplicar a 4ª dose da vacina contra Covid-19. À época, a recomendação era voltada a pessoas acima de 60 anos.

Segundo a pasta, os dados de casos, hospitalizações e mortes por infecções respiratórias no país indicavam uma “tendência de perda de proteção em idosos adequadamente vacinados”, com destaque para “a faixa etária acima de 80 anos de idade”.

Ainda de acordo com o documento, essa redução da efetividade das vacinas após quatro ou cinco meses nos mais idosos pode ser em parte explicada pelo processo da imunossenescência, ou o envelhecimento natural do sistema imunológico.

Pode tomar a vacina da gripe e da Covid no mesmo dia?

De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, as vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe podem ser aplicadas de forma simultânea, na mesma visita ao posto de saúde.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade