Luciano Oliveira - [email protected]

Março se torna o mês com mais mortes por Covid-19 no RN desde o início da pandemia — Foto: Elisa Elsie/Governo do RN/Divulgação

Areia Branca já perdeu 65 vidas para a Covid; o RN vive momento crítico

Março se torna o mês com mais mortes por Covid-19 no RN (Foto: Elisa Elsie/Governo do RN)

A Secretaria de Saúde de Areia Branca publicou nesta sexta-feira, 26, o boletim epidemiológico atualizado sobre a pandemia do coronavírus no município. Os números são preocupantes, apesar dos cuidados da prefeitura e das medidas em vigor para conter o avanço da doença.

Os números mostram que as medidas sanitárias preventivas devem ser mantidas e encaradas com mais responsabilidade pela população. As recomendações de distanciamento, higienização de ambientes, das mãos, o uso de máscaras e outros comportamentos preventivos, são essenciais para evitar a propagação do vírus.

Diante do registro de 65 mortes confirmadas pela Covid-19 no município desde o início da pandemia e 172 pacientes em tratamento com 15 internações (13 em clínica médica e 2 na UTI), os profissionais de saúde pedem consciência neste momento.

A situação em Areia Branca é grave e em todo o Rio Grande do Norte é gravíssima. Mesmo antes de ter terminado, o mês de março já se tornou o mais fatal da Covid-19 no Estado desde o início da pandemia. Ao todo, 792 pessoas morreram com a doença até esta sexta-feira, 26. O levantamento é do G1, com dados dos boletins epidemiológicos da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap).

Segundo a Sesap, o Estado registra 191.752 casos confirmados de Covid-19 e 4.354 mortes pela doença desde o início da pandemia.

O Estado vive um momento crítico da pandemia

Segundo o Regula RN, na noite de quinta-feira, 25,, o Estado tinha mais de 96% de ocupação dos leitos críticos. Cerca de 100 pessoas aguardavam por um leito crítico na fila, com apenas 13 disponíveis.

Segundo a Sesap, 99 municípios do Estado tiveram a situação da pandemia agravada entre os dias 12 e 23 de março. Um levantamento do G1 também apontou que 32 cidades do RN registraram mais casos de Covid-19 nos três primeiros meses deste ano do que em todo o ano de 2020.

Por conta desse aumento, que também afeta unidades de saúde e de pronto atendimento, o consumo de oxigênio em todo o Rio Grande do Norte cresceu 90%, segundo a empresa White Martins, que fornece o insumo para a Sesap.

Mais de 60 cidades potiguares, inclusive, já notificaram dificuldades para abastecimento do insumo. O Estado recebeu do Amazonas nesta semana 70 compressores de oxigênio.

No geral, desde o começo da pandemia 12.324.765 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus. O país também registrou 2.639 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 303.726 óbitos desde o início da pandemia. A média móvel de mortes no país nos últimos 7 dias chegou a 2.276.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade