Durante entrevista a uma emissora de rádio de Mossoró, o diretor do Sebrae no Rio Grande do Norte, João Hélio Cavalcanti, disse que “o município de Areia Branca, localizado na região da Costa Branca potiguar, está prestes a conquistar um novo título que promete impulsionar sua economia e consolidar sua vocação marítima: o de Capital do Atum”.
Na verdade, Areia Branca já é a “Capital do Atum” no Rio Grande do Norte.
Desde o dia 20 de setembro de 2020, Areia Branca passou a ser reconhecida como a “Capital do Atum” no RN, por meio de projeto de lei aprovado à unanimidade na Assembleia Legislativa do RN, proposto pelo deputado Dr. Bernardo (PSDB).
À época, o autor da matéria justificou que 70% da atividade pesqueira do município é concentrada no atum. “Areia Branca tem vocação pesqueira e o atum é o maior produto, o maior pescado do município, que tem uma importância muito grande para a geração de emprego e renda”, afirmou Dr. Bernardo.
O parlamentar disse, na oportunidade, que o segmento gera em torno de dois mil empregos (em 2020) diretos e indiretos, além de sua importância cultural.
Dr. Bernardo também destacou o Festival do Atum, idealizado e executado na gestão da ex-prefeita Iraneide Rebouças (PSDB), “evento anual que atrai visitantes de diversos municípios e até de outros estados. Além de sua importância na geração de emprego e renda não só para o setor pesqueiro, mas para o comércio em geral”, pontuou o parlamentar.