Luciano Oliveira - [email protected]

Areia Branca envia representantes à Conferência Estadual de Saúde que acontece em Natal

27.10 Abertura da 8ª Conferência Estadual de Saúde do RN - Foto Rayane Mainara (1) (1)Evento foi aberto hoje, no Centro de Convenções, em Natal

Foi aberta nesta terça-feira, 27, no Centro de Convenções, em Natal, a 8ª Conferência Estadual de Saúde, que reunirá até quinta-feira, 29, cerca de 1.500 pessoas da área da saúde de todos os municípios do Estado. O governador Robinson Faria (PSD) participou da abertura do evento.

A Prefeitura de Areia Branca enviou para a conferência o coordenador de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Oliveira Júnior; o diretor da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ana Paulina de Medeiros, Fernando Weudo; e o Agente de Saúde, Gilcemar Dantas.

Antes da etapa estadual, foram realizadas conferências municipais com a finalidade de debater as demandas mais importantes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, cuja discussão terá na Conferência Estadual de Saúde a construção do Relatório Estadual que será encaminhado à Conferência Nacional de Saúde, marcado para dezembro.

27.10 Abertura da 8ª Conferência Estadual de Saúde do RN - Foto Rayane Mainara (4) Robinson falou aos representantes municipais presentes na conferência

Participaram da abertura, junto ao governador Robinson Faria, o secretário de Estado da Saúde Pública (Sesap), Ricardo Lagreca, a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Tereza Freire, e o procurador Geral do Estado, Francisco Wilkie.

Durante sua fala, Robinson Faria destacou que dentro dos projetos do RN Sustentável, que utiliza recursos do Banco Mundial, estão previstas obras de reforma para todos os hospitais regionais do Estado. “Estamos fazendo um Governo preparado para ouvir e que valoriza o diálogo. Somos totalmente favoráveis ao fortalecimento do SUS. E temos em mente que a saúde é uma luta permanente. Fico muito feliz de saber que tivemos conferências em todos os 167 municípios do Estado e vamos construir um relatório consistente e, posteriormente, acompanhar o cumprimento das demandas”, disse ele.

27.10 Abertura da 8ª Conferência Estadual de Saúde do RN - Foto Rayane Mainara (2) (1)Secretário Lagreca destacou a consolidação do relatório que irá compor as diretrizes nacionais 

De acordo com o secretário Lagreca, a 8ª Conferência Estadual tem como principal papel “moderar” as discussões que ocorreram em todo o Estado e consolidar o relatório que irá compor as diretrizes nacionais, juntamente com todas as conferências de outros Estados. E dentre todos os eixos temáticos como: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS, e um tema transversal sobre “Reformas Democráticas e Populares do Estado”, o controle social, ou seja, a fiscalização da população é um indicativo do que no SUS precisa melhorar em termos de atendimento e no que ele tem acertado nesses 25 anos de regulamentação.

Fotos: Rayane Mainara

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade