Luciano Oliveira - [email protected]

Areia Branca envia delegação com 13 pessoas para a IV Conferência Estadual de Cultura que iniciou ontem, em Natal

CONFERÊNCIA LUANA E RAMONPrefeita Luana Bruno com Ramon Rodney, na busca pela concretização do Plano Municipal de Cultura (Foto: Ribamar Dantas)

Delegados eleitos na Conferência Municipal de Cultura realizada dia 2 de agosto, vão representar Areia Branca na etapa estadual que começou ontem, 26, e terá prosseguimento nesta sexta-feira, 27, em Natal. A abertura foi às 18h30, no Salão Nobre do Teatro Alberto Maranhão. A delegação local é composta por 13 pessoas, incluindo o presidente da Fundação Areia Branca de Cultura (Fundac), Ramon Rodney.

De acordo com o dirigente da Fundac, o município levará para discussão na IV Conferência Estadual de Cultura, em Natal, os resultados obtidos na etapa local, quando os segmentos envolvidos debateram e escolheram as melhores propostas para a implementação de ações culturais na cidade.

Segundo Ramon Rodney, a participação de Areia Branca na Conferência Estadual será importante para a concretização do Plano Municipal de Cultura necessário para a captação de recursos no Ministério da Cultura (MinC), pela administração da prefeita Luana Bruno (PMDB), que já dispõe de vários projetos a serem implementados, no setor.

O tema geral da Conferência Estadual de Cultura é “Uma política de estado para a cultura: desafios do sistema municipal de cultura”, na organização da gestão e no desenvolvimento da cultura local, estadual e nacional, conforme definido no Artigo 2º do Regimento Interno da 3ª Conferência Nacional de Cultura.

A professora Cléa Bacurau, organizadora da conferência, estima que pelo menos 60 municípios estejam representados no evento, que tem por objetivo propor estratégias de articulação e cooperação institucional entre os poderes públicos e a sociedade civil, incluindo povos indígenas e comunidades tradicionais, para dinamizar a participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura. O objetivo central é a implementação e consolidação do Sistema Estadual de Cultura.93500              As atividades de hoje serão concentradas no Teatro de Cultura Popular (Foto: Rodrigo Sena)

Na manhã de hoje, no Teatro de Cultura Popular, após o credenciamento, será aprovado em plenária o regimento interno da Conferência, e em seguida, terão inícios os grupos de trabalho, que discutirão estratégias para reconhecimento e fortalecimento da cultura como um dos fatores determinantes do desenvolvimento sustentável.

Serão avaliados os resultados obtidos nas Conferências Municipais e Estaduais de Cultura anteriores. Ao final da etapa estadual, serão eleitos os delegados que participam da conferência nacional, prevista para novembro, em Brasília (DF).  

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade