Luciano Oliveira - [email protected]

Imagem que ilustra o documento, vendo a ponta do cais da empresa de Jorge Bastos e lá diante os barcos de pesca do empresário Nonato (Foto: Reprodução/Secretaria de Aquicultura e Pesca)

Areia Branca é destaque em documento do Governo Federal sobre pesca de cardume associado

Imagem que ilustra o documento: a ponta do cais da empresa de Jorge Bastos e lá diante os barcos de pesca do empresário Nonato (Foto: Reprodução/Secretaria de Aquicultura e Pesca)

A Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, responsável no Governo Federal pela gestão da atividade pesqueira, regulamentou e definiu as regras para modalidade de “Cardume Associado” ou “Pesca de Sombra”, possibilitando a legalidade dos pescadores e suas embarcações nessa atividade sustentável e seletiva.

A pesca de sombra ou de cardume associado é uma técnica de pesca que consiste em atrair e concentrar cardumes de peixes utilizando o próprio casco da embarcação. O total de 250 embarcações do Oiapoque ao Chuí foram habilitadas e agora pescam legal, sendo até 200 embarcações para as regiões Norte e Nordeste e 50 embarcações para as regiões Sudeste e Sul.

A modalidade foi recentemente regulamentada no país em consonância com as regras internacionais de ordenamento pesqueiro, pois os atuns são geridos no âmbito de uma Comissão Internacional (ICCAT) da qual o Brasil faz parte.

De Areia Branca para o mundo 

Pedro do Atum com o secretário nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior, durante evento do setor, em Brasília (Foto: Arquivo/Aspern)

Um fato marcante nesse processo, é que Areia Branca é pioneira na pesca de cardume associado. E não por acaso, a foto que ilustra o documento elaborado pelo Governo Federal é do cais de Areia Branca, parte dos fundos que vai da empresa de Jorge Bastos até o estaleiro de Carlos Soares.

O presidente da Associação dos Armadores e Proprietários de Barcos de Pesca do Rio Grande do Norte (Aspern), Pedro Gilson Dias de Araújo, o Pedro do Atum, foi um dos idealizadores da modalidade de pesca de cardume associado e seu ordenamento. A partir dessas ideias foi elaborado o documento que percorrerá o mundo, pelos países membros do ICCAT.

“Esse ordenamento com essa foto de Areia Branca, retratando a atividade pesqueira, será apresentado na reunião do ICCAT em novembro deste ano. Possivelmente essa reunião será na Espanha, mas ainda não é oficial a questão do local. Mas todo ano no mês de novembro acontece essa reunião do ICCAT. Diante desse quadro de pandemia ainda não sabemos se será virtual. Mas o importante é que a imagem de Areia Branca vai rolar pelo mundo a fora, com o nosso trabalho da pesca do atum de cardume associado”, comemorou Pedro do Atum.

Acesse no link abaixo cartilha detalhada e as legislações vigentes.

https://spark.adobe.com/page/eFxfwnl9EVDgp/

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade