Luciano Oliveira - [email protected]

Problema de ordem mecânica é uma constante no poço principal da cidade (Foto: Reprodução)

Areia Branca com abastecimento de água suspenso mais uma vez. E o poço do Santa Amália?

Problema de ordem mecânica é uma constante no poço principal da cidade (Foto: Reprodução)

Mais uma vez a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) suspendeu o abastecimento na zona urbana de Areia Branca. E novamente, devido a um problema mecânico no conjunto motobomba do poço principal, provocando o desabastecimento da cidade nesta sexta-feira, 14.

A previsão da Caern é que o serviço seja concluído até a noite deste domingo, 16, quando o sistema de abastecimento do município deverá ser religado. Após a religação, o prazo para normalização do fornecimento de água para todas as áreas da cidade é de até 48 horas.

E o poço do Santa Amália?

Assunto amplamente debatido na Câmara Municipal de Areia Branca e motivo de reclamação dos consumidores, essa constante falta de água em Areia Branca não tem justificativa, uma vez que a zona urbana dispõe de dois poços profundos. Além do antigo, a partir de 2014 a Caern instalou um novo poço no bairro Santa Amália, na praia de Upanema, que tem o dobro da vazão do poço antigo.

Esse poço no Santa Amália foi instalado justamente para reforçar o abastecimento de água no município e para isso está interligado ao reservatório central, onde fica o poço que abastece toda a cidade, por meio de adutora.

Ao instalar o poço do Santa Amália, a Caern justificou o investimento (e não foi pequeno) afirmando que seria para garantir o abastecimento em caso de problemas com o poço antigo. Além de proporcionar a expansão do sistema de redes para atender a locais onde a água ainda não estava chegando. Mas não é o que está acontecendo. Há 8 anos o poço está lá como um objeto decorativo, sem nenhuma utilidade.

O descaso da Caern em relação ao poço do Santa Amália tem gerado indignação aos consumidores areia-branquenses, diante de uma situação que vem se arrastando há anos.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade