Em Areia Branca, neste domingo, 8, é feriado municipal em comemoração a Nossa Senhora da Conceição, padroeira do município. “Maria, Mãe da Esperança, Caminho para o Jubileu” é o tema da festa deste ano.
Conforme a Paróquia de Areia Branca, o tema da festa é em sintonia com o ano em preparação para o Jubileu da Esperança, e o lema inspirador é “A minha alma agradece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador” (Lc 1:46-47).
Os anais da paróquia registram que em 1873, um capítulo fundamental na história religiosa de Areia Branca foi escrito sob a orientação do missionário capuchinho italiano, Frei Fidelis. Francisco Fausto, historiador da época, registrou que Frei Fidelis, enquanto pregava em Mossoró, estendeu suas missões para Areia Branca, deixando um impacto que ecoaria por gerações.
A devoção à Imaculada Conceição tornou-se um alicerce espiritual na comunidade, e o comprometimento dos habitantes locais em 1873 testemunhou a construção de uma pequena capela de taipa, coberta de telhas. Dentro desse humilde santuário, missas e outros rituais religiosos se desenrolavam, unindo a população em devoção à Imaculada Conceição.
Portanto, lá se vão 151 anos de fé e devoção a Senhora da Conceição, padroeira da cidade.
Confira a programação em homenagem à padroeira de Areia Branca, neste domingo, 8: