A partir desta segunda, 17, até quinta-feira, 20, a Prefeitura de Areia Branca promove a Semana da Consciência Negra, com o tema “Educação, Cultura e Ancestralidade: Caminhos da Autoafirmação no Combate ao Racismo”.
O evento, que celebra o Dia da Consciência Negra (quinta-feira, dia 20 de novembro), oferece um espaço para refletir sobre a luta contra o racismo, valorizar a cultura afro-brasileira e fortalecer a cidadania.
A abertura da programação ocorre nesta segunda-feira, às 19h, na Câmara Municipal de Areia Branca, com a palestra “Identidade Negra e Racismo Estrutural”, com Natália Melo (Professora e Mestranda em Educação pela Uern). Haverá ainda, sanção dos decretos de Lei – Dia da Jurema Sagrada e do Juremeiro; entrega das Comendas José Jaime Rolim e Mãe Edwirgens; lançamento da Cartilha dos Direitos dos Povos Tradicionais, tendo como público-alvo grupos culturais, artistas negros, terreiros e comunidade em geral (veja no final da postagem a programação completa).
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é um feriado nacional celebrado em 20 de novembro e foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares.
Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse importante personagem da resistência à escravidão no Brasil.
Semana da Consciência Negra de Areia Branca – Programação



