Luciano Oliveira - [email protected]

Areia Branca: Aqui, o colunão do domingo atualizado para apreciar sem moderação

AILA TAVERNARD  

AILA TAVERNARD, DIA 23 O destaque da semana é a servidora pública federal Aila Tavernard, aniversariante do último dia 23. Bonita, simpática e sempre de bem com a vida, Aila é membro de uma das mais numerosas e tradicionais famílias da salinésia, os Tavernard. Mulher com “M” maiúsculo.

FESTA DO SINAL

NAT Apesar do título, a festa terá caráter privativo e os convites serão intransferíveis. Toda uma estrutura está sendo montada para as comemorações do aniversário de Johelber Bezerra de Moraes, pai da princesinha Maria Eduarda. Johelber é filho de Emanuel Nazareno de Morais, o popular “Comandante Daena”, da Frota Oceânica, e Antônia Maria Bezerra de Vasconcelos, mais conhecida como “Bahia”. Falam em 400 convidados além do clã familiar, que reside na Praia de Upanema de Cima. O Nat de Johelber foi dia 5 passado, mas as comemorações serão dia 4 de dezembro, na Casa de Shows Pais e Filhos, em Upanema de Cima. Vai ser o bicho!

NOVO CREDIAMIGO

SOLENIDADE CREDIAMIGO Em solenidade concorrida, realizada dia 25, foi inaugurado o Posto de Atendimento do Programa de Microcrédito Produtivo Orientado do Banco do Nordeste (Crediamigo) em Areia Branca. Além do prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza”, secretários municipais e representantes do Banco do Nordeste do Brasil, o evento contou com a participação da coordenação local do Crediamigo, que tem à frente o competente Rafael Alisson, e convidados.

GRANDE BOTAFOGO

BOTAFOGO CAMPEÃO Domingo, 28, a partir das 16h, no estádio “Fernandão”, aconteceu a final do Campeonato Municipal de Futebol de Areia Branca, edição 2010. O confronto foi entre as equipes do Botafogo e Ponta do Mel Futebol Clube, marcando o encontro do futebol da cidade com o da zona rural, na disputa de mais um título de campeão. O Botafogo levou a melhor, derrotou o Ponta do Mel por 2×0 e levantou o troféu de campeão. Esse foi um dos mais concorridos campeonatos de futebol dos últimos tempos.

INSCRIÇÕES ABERTAS

MULT-SAI

Continuam abertas, até o dia 17 de dezembro, as inscrições para o concurso público para preenchimento de vagas no quadro de pessoal da Prefeitura de Areia Branca. Os interessados podem se inscrever diretamente no site da empresa Mult-sai Ltda., de Currais Novos (www.multsai.com.br), responsável pelo processo seletivo. As inscrições custam R$ 45 pata cargos de nível médio e R$ 65 para cargos de nível superior.

D E S T A Q U E S

SOUZA DECRETA PONTO FACULTATIVO

 

 

O prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza”, agenda viagem a Brasília dia 9 de dezembro, para receber um prêmio nacional pela gestão da Escola Ativa em Areia Branca. O método, que é modelo no RN, agora se torna referência no país.

 

 

“Maria-Mãe, no projeto de Amor do Pai” é o tema da festa de Nossa Senhora da Conceição 2010, padroeira de Areia Branca. O padre Luiz Sampaio Rego, pároco local, conduziu as celebrações na abertura dos festejos, no domingo, 28.

Z O N A   F R A N C A

A Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, órgão gestor das águas do Estado do Rio Grande do Norte, está fazendo a revisão do Plano Estadual de Recursos Hídricos, contemplando a participação da sociedade na gestão das águas dentro da atual disponibilidade hídrica do Estado. Durante a semana esteve em Areia Branca o consultor da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Russel Fischer, que veio fundamentar e orientar as ações do governo municipal e da sociedade em relação ao gerenciamento dos recursos hídricos.

***

Sem dúvidas, uma boa notícia essa da celebração de convênio do município com a Paróquia de Areia Branca, via Obras Sociais Dom Bosco (OSDB), consolidando o termo de doação de um terreno anexo ao Centro de Educação Especial (Ceeslauva), na Cohab, destinado à edificação da sede própria da Casa do Ancião Rita Fernandes de Souza. No ato, o prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), anunciou que quando estiver estabelecida no novo endereço, a entidade de amparo à terceira idade passará a chamar-se Centro de Convivência de Idosos de Areia Branca.

***

Cidade política por vocação, em Areia Branca tudo repercute politicamente. Para o presidente do PMDB local, Cleodon Bezerra de Oliveira, ainda está muito distante para as eleições de 2012 e tudo que for dito ou pensado na atualidade, não passa de mera especulação. Ele disse que nunca falou publicamente que seria candidato nas próximas eleições, mas, no entanto, constantemente é interrogado sobre isso. O empresário afirma que essas especulações decorrem do fato de o PMDB estar num bom momento e em Areia Branca vislumbrar um cenário novo na campanha de 2012.

***

Com o objetivo de oferecer atenção integral de prevenção, promoção e atenção à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino básico público, foi lançado dia 22, o Programa Saúde na Escola. O objetivo é trabalhar para integrar as escolas públicas às unidades básicas / unidades de saúde da família, por meio da realização de ações dirigidas aos alunos.

***

Repercutiu muito na cidade o debate travado no programa “Costa Branca em Debate “, na FM 104, sobre a falta de plantão de farmácias na cidade em finais de semana e feriados. O tema foi abordado pelo presidente da Câmara Municipal de Areia Branca, vereador Aldo Dantas (PMDB), sustentando que já existe uma lei aprovada no Legislativo municipal, que disciplina o funcionamento de farmácias no horário noturno, em sistema de rodízio.

***

Um dos proprietários da Drogaria Milagrosa, Públio Araújo, cuja família explora o ramo de farmácia há mais de 40 anos, manifestou-se favorável à extensão do horário de atendimentos no setor farmacêutico e espontaneamente tomou a iniciativa de mudar a sistemática de funcionamento das suas duas drogarias (uma no Centro e a filial no bairro Nordeste) que agora não fecha para o almoço e permanecerá aberta até as 21h.

***

Embalado pelo êxito nas urnas em nível nacional nas últimas eleições, o Partido dos Trabalhadores (PT) em Areia Branca começa a se articular visando às eleições municipais de 2012.  O professor Raimundo Lacerda Alves Felipe, atual secretário municipal de Educação de Areia Branca, é o mais cotado para assumir candidatura, pelo partido, à Câmara Municipal.

***

A Agência da Capitania dos Portos em Areia Branca, que tem como titular o capitão-tenente Francisco Cavalcante, comunica que a programação da X Semana da Marinha do Brasil, que aconteceria nos dias 11 e 12 de dezembro, foi antecipada para o próximo fim de semana, nos dias 4 e 5.

***

Faltando ainda quase dois anos para as próximas eleições, a sucessão do prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), já tem chapa definida. Pelo menos é o que a própria oposição comenta. A ex-vice-prefeita Iraneide Xavier Rebouças (PSB) encabeça a chapa que tem ainda o ex-prefeito Expedito Leonez (DEM), prefeita e vice, respectivamente. Os nomes da oposição para 2012 já estão nas ruas.

***

Neste cenário, sobraria o ex-vereador Francisco Antônio de Macedo (PR), que nunca escondeu o desejo de se candidatar, de novo, a prefeito de Areia Branca. Ele defende “um projeto político novo para o município”. Mas sem o apoio do seu grupo político dificilmente tal proposta vingaria. Seria a repetição de 2008, quando ele impôs sua candidatura a prefeito e ficou sozinho no palanque. O desfecho foi uma derrota por maioria histórica, diante do então candidato à reeleição e atual prefeito, “Souza”.

* Coluna do Luciano Oliveira publicada aos domingos no caderno Regional do jornal O Mossoroense

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade