Luciano Oliveira - [email protected]

A vacinar toda a população areia-branquense contra a doença é o foco do governo municipal (Foto: Luciano Oliveira)

Areia Branca apresenta redução no número de casos de Covid, mas população deve manter cuidados

Vacinar toda a população areia-branquense contra a doença é o foco do governo municipal (Foto: Luciano Oliveira)

A Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde,  divulgou o boletim epidemiológico atualizado desta quinta-feira, 5. Assim como no restante do Estado, em nível local o avanço da vacinação revela um cenário de esperança e redução do quadro pandêmico.

Conforme divulgado nesta quinta-feira, no momento existe apenas uma pessoa com Covid internada (no boletim anterior eram 5 hospitalizadas). O número de pessoas em tratamento domiciliar era 31, caiu para 16. Também caiu o total de pessoas monitoradas pela Secretaria de Saúde, de 39 no boletim do dia 29 de julho, para 16 atualmente.

O último óbito por Covid registrado em Areia Branca, foi na semana de 6 a 13 de julho. De lá até esta data, o total de pessoas mortas pela doença no município desde o início da pandemia permanece em 97.

Na quarta-feira, 4, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), divulgou dados animadores. Em julho, 87 dos 167 municípios potiguares não registraram óbitos por Covid, correspondendo a 52% de cidades do RN.

A secretária adjunta de Saúde do RN, Maura Sobreira, atribui esse resultado ao “reflexo do reforço das ações de vigilância em saúde com medidas restritivas regionalizadas, ampliação da cobertura vacinal e qualificação da oferta assistencial nas unidades de referência que tiveram importante queda na mortalidade por Covid”.

Segundo dados do Regula RN, de quarta-feira, a taxa de ocupação de leitos críticos por Covid no Rio Grande do Norte é de cerca de 37% e, no momento, não há nenhum paciente aguardando por vaga em leitos Covid. Há exato um mês, o Estado registrava aproximadamente 58% de ocupação em leitos críticos. Em 4 de junho, um dos momentos mais críticos da pandemia este ano, a taxa de ocupação estava em torno de 95%.

Por sua vez, de acordo com o RN + Vacina, 60% dos potiguares já foram parcialmente imunizados, o que corresponde a mais de 1,6 milhão de pessoas vacinadas no RN; e 23% das pessoas estão totalmente imunizadas, ou seja, mais de 600 mil pessoas já completaram seu esquema vacinal. O RN já recebeu mais de 2,7 milhões de doses de imunizantes contra Covid-19, e mais de 2,2 milhões já foram administradas pelas salas de vacinação em todo Estado.

Dados do último indicador composto para monitoramento da pandemia pela Covid-19 no RN mostram que, entre 27 de julho e 2 de agosto, no Estado, 28,1% dos municípios potiguares apresentaram uma melhora; 64,1% tiveram estabilidade; e, apenas 7,8% registraram uma piora no quadro.

Esse cenário contribui para uma redução de 67,83% de óbitos no RN, no mês de julho quando comparado ao mês anterior; além de uma redução de 67,17% em relação ao número de casos, durante o mesmo período, conforme plataforma Coronavírus RN, desenvolvida pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Lais/UFRN).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade