Gustavo Carvalho, autor do projeto que contempla portadores de necessidades especiais
Foi aprovado por unanimidade na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, projeto de lei de autoria do deputado estadual Gustavo Carvalho (PSB), destinando 5% das vagas dos cursos de graduação da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) a pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (PNE), sendo que a deficiência apresentada pelo candidato deverá ser compatível com o exercício da profissão para a qual o curso pretendido se destina.
Em plenário, o parlamentar justificou o seu projeto, destacando que nada mais justo, portanto, do que criar condições para que as pessoas portadoras de necessidades especiais (PNE) sejam estimuladas a realizar seus estudos também em nível superior.
A Uern tem cadastrados no Departamento de Apoio à Inclusão (DAIN) 72 alunos com necessidades especiais. Numero muito pequeno para realidade da universidade que conta com milhares de alunos.
De acordo com Socorro Rocha, chefe do DAIN, esse número deve ser maior tendo em vista que muitos universitários não buscam os serviços do órgão.
Socorro Rocha analisou a proposta do deputado estadual Gustavo Carvalho que cria cota de 5% das vagas do Processo Seletivo Vocacionado (PSV) da Uern para alunos com necessidades especiais. “A ideia é brilhante, mas precisamos discuti-la em todos os detalhes. Não pode ser uma coisa de cima para baixo. Para receber mais alunos com necessidades educacionais especiais é necessário que a Uern tenha condições físicas, materiais e humanas para isso. Precisamos de mais recursos”, frisou.