O MDB do Rio Grande do Norte anunciou a filiação de mais dois deputados estaduais. Depois de confirmar, no início da semana, a chegada do deputado estadual Ivanilson Oliveira (que sairá do União Brasil), agora a legenda disse que vai filiar os parlamentares Dr. Bernardo Amorim e Ubaldo Fernandes – ambos deixam o PSDB. A notícia é do Agora RN.
Presidente estadual do MDB, o vice-governador Walter Alves disse que as filiações “reforçam o compromisso com o diálogo, a união e a construção de um futuro melhor para o Rio Grande do Norte”. Ele destacou ainda que as filiações de Dr. Bernardo e Ubaldo representam o retorno dos dois ao MDB – eles já foram filiados ao partido no passado.
“Reingressar ao MDB é uma decisão importante na minha trajetória política. É um partido que tem tradição, é respeitado em todo o Brasil e, no nosso estado, tem uma grande história de serviços prestados ao povo. Chego para contribuir e somar”, explicou Ubaldo Fernandes.
Bernardo Amorim explicou os motivos que o levaram a retomar a militância no MDB. “O MDB faz parte da minha história e da história política do nosso Estado. É um partido que dialoga com a população e que tem raízes fortes no interior. Volto com a disposição de contribuir ainda mais com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, afirmou.
Carta de anuência
Por serem deputados estaduais, Dr. Bernardo, Ivanilson e Ubaldo precisam de autorizações dos seus partidos para trocar de sigla. A saída sem aval pode resultar na perda do mandato.
Segundo o MDB, os três parlamentares deverão receber carta de anuência dos respectivos presidentes dos seus partidos no Rio Grande do Norte – no caso, José Agripino Maia (União Brasil) e Ezequiel Ferreira (PSDB).
Caso não recebam o aval, os deputados terão terá de aguardar até março de 2026, quando será aberta a janela partidária – quando parlamentares podem trocar de legenda sem receberem punição.