Luciano Oliveira - [email protected]

Estudantes quando desocupavam a sede da prefeitura (Foto: Erivan Silva)

Após acordo com o governo municipal universitários resolvem desocupar a sede da prefeitura

Estudantes quando desocupavam a sede da prefeitura (Foto: Erivan Silva)
Estudantes quando desocupavam a sede da prefeitura (Foto: Erivan Silva)

Após oito dias de negociações envolvendo representantes do governo municipal e da Associação Universitária Areia-branquense (AUA), na manhã desta terça-feira, 10, o grupo de universitários que ocupava a sede da prefeitura desde o dia 2 passado, resolveu desocupar o prédio.

Segundo a associação, a decisão de ocupar a sede do Executivo foi em função do atraso de pagamento que provocou a paralisação do transporte destinado aos estudantes que diariamente se deslocam para Mossoró, onde estudantes em instituições de ensino superior como a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e universidades privadas.

Nos últimos dias as negociações avançaram com a prefeitura se comprometendo a regularizar o pagamento pendente com a empresa de ônibus que presta serviços ao município no transporte dos universitários.

Como resultado das últimas reuniões, a prefeitura pagou quantia superior a R$ 23 mil referente a 50% do contrato de um mês com a empresa. No próximo dia 18, será pago mais 50% do valor, conforme o acordo firmado.

Com isso, a empresa liberou os sete 7 ônibus disponibilizado para o transporte dos estudantes para Mossoró.

Outro ponto acordado, que culminou com a desocupação da sede da prefeitura, foi em relação a um projeto de lei que será elaborado pelas assessorias do Executivo e da AUA, que dê garantias aos universitários quanto à manutenção dos transportes para que não haja novos impasses no futuro. Projeto esse que será votado na Câmara Municipal.

Posicionamento da prefeita

Conforme a equipe financeira da prefeita Luana Bruno (PMDB) durante todo esse período que durou a ocupação do prédio da prefeitura, a gestora buscou saída para solucionar o impasse entre estudantes universitários e a empresa de ônibus responsável pelo transporte dos universitários de Areia Branca para Mossoró.

De acordo com a equipe, a falta de recursos financeiros levou a prefeitura a atrasar repasses à empresa de ônibus pertencente ao empresário Raimundo Manoel. Isso ocasionou a suspensão do serviço, por parte do proprietário, gerando prejuízos para os estudantes.

A prefeita Luana Bruno, em conversa com o Site, se mostrou bastante preocupada com a situação e afirmou que estava buscando meios para resolver a pendência financeira e restabelecer o serviço prestado pela empresa aos estudantes.

A prefeita disse ainda, que apesar de não ser uma obrigação do município pagar transporte para universitários, sabe da importância dos ônibus para os estudantes que se deslocam diariamente para Mossoró e pedia a compreensão de todos, pois o momento é muito crítico, o município passa por uma crise financeira sem precedentes na sua história. “Esse fato lamentável não afeta apenas o transporte dos estudantes, atinge principalmente setores essenciais da administração, impedindo que coloquemos em prática ações imprescindíveis em benefício da população”, completou a prefeita.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade