Uma parceria inédita marca a consolidação da pesca esportiva no interior do Rio Grande do Norte. O 2º Torneio de Pesca Esportiva Tucunaapodi, promovido em colaboração pela Colônia Z-48 e a Equipe de pesca esportiva Tucunapodi, com apoio da Prefeitura Municipal de Apodi e do projeto Pesque com Gente (Projeto de Extensão da Ufersa), acaba de receber o Certificado de Autorização para Competição de Pesca Amadora, emitido oficialmente pelo Ministério da Pesca e Aquicultura.
A conquista representa um marco para a região, apoiando formalmente a prática da pesca esportiva. “A iniciativa formaliza o torneio e oficializa para o Brasil que temos pesca esportiva nos açudes e barragens no Semiárido Potiguar”, destacou o superintendente da Pesca e Aquicultura no Rio Grande do Norte, David Soares.
Com a autorização, o 2º Torneio de Pesca Esportiva Tucunapodi reforça o papel da pesca amadora como atividade sustentável, capaz de unir esporte, lazer, conservação ambiental e desenvolvimento regional.
Para o professor Rodrigo Costa Goldbaum, da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), o evento representa a consolidação de uma atividade que já está desenvolvida na região e com grande potencial de expansão. Além disso, o registro oficial abre portas para que as instituições possam atuar em conjunto com os pescadores esportivos. “Agora fica mais acessível o compartilhamento de informações educativas para que os praticantes possam continuar pescando de forma segura, além de ajudar a fortalecer o turismo de pesca recreativa na região, com benefícios diretos para a economia e a sustentabilidade ambiental”, ressaltou o professor.
O torneio será realizado nos dias 7, 8 e 9 de novembro, na Barragem de Santa Cruz do Apodi.