Luciano Oliveira - [email protected]

Dunas do Rosado, área preservada (Foto: Wellington Fugisse)

APA Dunas do Rosado recebe ação de educação ambiental em prol da conservação da natureza

Dunas do Rosado, cenário paradisíaco (Foto: Wellington Fugisse)

A equipe da Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental (Spea) do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), em parceria com a Prefeitura de Porto do Mangue, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, promove no período de 2 a 4 de fevereiro, o projeto “As Praias Mais Limpas do Mundo”. A iniciativa visa fortalecer a educação ambiental na Área de Proteção Ambiental Dunas do Rosado, em uma mobilização conjunta com moradores em prol da conservação da natureza.

Na programação, duas ações educativas na localidade: uma ação de limpeza nas praias de Pedra Grande e Praia do Rosado; e outra de sensibilização ambiental, com distribuição de panfletos e diálogo junto aos comunitários, sobre recomendações de boas práticas quanto ao descarte dos resíduos sólidos.

“Esse é um trabalho direcionado para as comunidades. Agradecemos a Prefeitura de Porto do Mangue e demais parceiros para viabilizar a ação e podermos mobilizar os moradores. O descarte incorreto do lixo é um desafio mundial. Os resíduos na orla são carregados para o ambiente marinho e, até se decompor, pode comprometer vastas extensões territoriais. A poluição afeta a qualidade da água, as espécies marinhas, todo equilíbrio do mar é comprometido, o impacto é sentido nas atividades econômicas, além de diversos outros malefícios”, disse a subcoordenadora da Spea, Iracy Wanderley.

A subcoordenadora ressaltou, ainda, que a ação de limpeza nas praias e o diálogo com os comunitários se configuram como uma forma de ressaltar a sensibilização ambiental e a participação ativa dos diversos setores da sociedade nos cuidados com o meio ambiente.

“Essa ação é marcada, principalmente, pela cooperação entre o Idema, o Poder Público Municipal de Porto do Mangue e a comunidade, no sentido de cumprir um dos principais princípios da Carta da Terra que é respeitar o meio ambiente através do engajamento social”, acrescentou Iracy Wanderley.

De acordo com o diretor geral do Idema, Leon Aguiar, o principal intuito de realizar uma programação integrada foi mobilizar a sociedade para a proteção dos recursos naturais. “A principal finalidade do projeto é fomentar, junto a população, a importância de preservar o meio ambiente. Além de recolher o material na faixa de areia, a equipe abordará os banhistas, turistas, comunitários, com objetivo de alertar sobre os prejuízos causados à sustentabilidade ambiental pelo descarte irregular de resíduos na área Costeira”, finalizou o diretor.

APA Dunas do Rosado

Criada por meio do Decreto no 27.695 de 21 de fevereiro de 2018, a Área de Proteção Ambiental (APA) Dunas do Rosado é a décima Unidade de Conservação criada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte. A APADR está localizada nos municípios de Porto do Mangue e Areia Branca, abrange uma área de 16.593,76 hectares, e tem como principais objetivos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade