Crivella encosta em Garotinho, que estão tecnicamente empatados
Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira, 30, mostra que os candidatos Anthony Garotinho (PR) e Marcelo Crivella (PRB) lideram a disputa eleitoral no Rio de Janeiro, com 21% e 16%, respectivamente. Já o atual governador e concorrente à reeleição, Luiz Fernando Pezão (PMDB), tem 15%. O petista Lindberg Farias aparece na quarta posição com 11%.
Considerando a margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Garotinho, Crivella e Pezão estão tecnicamente empatados, de acordo com o Ibope.
Completam o cenário os candidatos Dayse Oliveira (2%), do PSTU, Tarcísio Motta (1%), do PSOL, e Ney Nunes (1%), do PCB.
Os votos brancos e nulos correspondem a 21% do total; 12% não souberam responder.
O nível de confiança é de 95%, o que significa que o Ibope tem 95% de certeza de que os números estão dentro da margem de erro. A amostra foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o protocolo RJ-00011/2014, no dia 25 de julho.
Entre os dias 26 e 30 de julho, o instituto entrevistou 1.204 pessoas. A pesquisa foi contratada pela Rede Globo e custou R$ 80.547,60.
Rejeição
O Ibope avaliou ainda os índices de rejeição aos candidatos. A opção por Garotinho desagradou a 44% dos entrevistados, enquanto Pezão e Lindberg tiveram 17% de rejeição. Crivella, por sua vez, teve 15%.
Os representantes do PSTU, do PSOL e do PCB, somados, têm 13% de rejeição. Já 14% dos entrevistados não sabem ou não opinaram, e 6% declararam que poderiam votar em qualquer um dos candidatos.