A campanha eleitoral de 2010 está apenas começando, mas em Areia Branca há grupos e expoentes políticos trabalhando de olho em 2012. Inevitavelmente logo que forem contabilizados os votos para presidente, governador, senador e deputados federal e estadual virão à tona as articulações com vistas à sucessão municipal e composição da futura legislatura na Câmara Municipal, com uma novidade: ao invés dos nove atuais, serão 11 vereadores.
Com a recomposição do numero de vagas na edilidade areia-branquense, até quem pensava em se “aposentar”, politicamente, se diz vivo para 2012. É o caso de ex-vereadores que já sonham com o retorno à Casa. Nessa situação existem pelo menos quatro ex-edis que tiveram atuação destacada como legislador, mas que por diversos fatores findaram não se reelegendo nos pleitos eleitorais subseqüentes.
Em recente contato com o Blog, o ex-vereador Raimundo Fernandes (foto), que também foi presidente da Câmara e é considerado um bom articulador político, não escondeu o desejo de disputar uma cadeira no Legislativo municipal nas eleições de 2012. “Ou eu ou alguém da minha confiança estará na disputa, não tenha dúvida”, afirmou categórico.
O mais provável é que o próprio Raimundo Fernandes seja candidato a vereador. Mas como Plano “B” estaria sendo trabalhado um dos seus filhos, Ednardo Maia, que segundo o pai, “se quiser tem jeito pra coisa”.
Raimundo Fernandes, que é filiado ao PMDB, não está no exercício do mandato, mas não perdeu o contato com o povo. Como colaborador da administração do prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), o ex-vereador exerce uma função que o coloca diretamente ligado às comunidades. O que não deixa de ser um bom incentivo para o seu propenso projeto político.
Outro nome cogitado para a disputa proporcional em 2012, com chances de êxito, seria o ex-vereador Manoel Joaquim dos Santos, “Manelzinho do Mel” (DEM), uma das mais sólidas lideranças políticas na zona rural, especialmente em Ponta do Mel, seu principal reduto. Nas quatro eleições consecutivas que disputou para vereador, o Democratas saia praticamente eleito da vila-praia.
Além de “Manelzinho do Mel”, estariam no páreo outros dois ex-vereadores: Francisco Antônio Bezerra, “Chicão do Mel” (PP), e Francisco Antônio de Macedo (PR). Sendo que este último, estaria disposto, ainda, a encarar a disputa pela prefeitura, a exemplo do que ocorreu em 2008.
Outro ex-vereador com potencial de votos, que foi um dos que lutou para que a Câmara Municipal voltasse a ter 11 vereadores, é Roberto Gonçalves de Melo (PP). Certamente vai tentar reaver a cadeira que perdeu nas eleições municipais de 2008.