Luciano Oliveira - [email protected]

Em dezembro, Aneel vai manter a bandeira tarifária verde na conta de luz (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Aneel anuncia bandeira tarifária verde para as contas de luz de dezembro

Em dezembro, Aneel vai manter a bandeira tarifária verde na conta de luz (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Agência Nacional de Energia Elétrica Aneel (Aneel) anunciou na sexta-feira, 25, a manutenção da bandeira tarifária verde para as contas de luz de dezembro, para os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). É o oitavo mês seguido em que não haverá cobrança extra na fatura referente ao fornecimento de energia elétrica.

A justificativa da agência é que as condições de geração de energia no país estão boas. “Com a chegada do período chuvoso, melhoram os níveis dos reservatórios e as condições de geração das usinas hidrelétricas, as quais possuem um custo mais baixo. Dessa forma, não é necessário acionar empreendimentos com energia mais cara, como é o caso das usinas termelétricas”, afirmou a Aneel, em nota.

As bandeiras tarifárias foram criadas em 2015 e refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Antes, o custo da energia em momentos de maior dificuldade para a geração era repassado às tarifas apenas no reajuste anual de cada empresa, com incidência de juros.

No modelo atual, os recursos são cobrados e repassados às distribuidoras mensalmente por meio do sistema de bandeiras tarifárias. Divididas em níveis, elas indicam quanto está custando para o SIN gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

A bandeira verde indica que o custo para produzir energia está baixo e que, portanto, não há cobrança adicional. Já as bandeiras amarela e vermelha 1 e 2 representam um aumento no custo da geração e a necessidade de acionar usinas térmicas. O problema está ligado principalmente ao volume de água dos reservatórios das usinas hidrelétricas. (Com informações Agência Brasil).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade