Luciano Oliveira - [email protected]

Análise jornalística expõe distanciamento de Macedo do grupo ligado aos Rebouças

EX-PREFEITO EXPEDITO LEONEZ ENTRE IRANEIDEM E MACEDOIraneide, ex-prefeito Expedito Leonez e Macedo

Se as relações entre o ex-vereador e pré-candidato a prefeito de Areia Branca, Francisco Antônio de Macedo (PR), e o grupo da também pré-candidata Iraneide Rebouças (PSB) não eram das melhores, piorou de vez depois da análise feita em torno dos expoentes envolvidos, pela coluna “Penso, Logo…”, assinada pelo jornalista Luiz Juetê no jornal Gazeta do Oeste, edição deste sábado, 13.

Os tópicos da coluna são apimentados. Leia na íntegra, conforme publicação no matutino mossoroense.

OPOSIÇÃO SE ARTICULA EM AREIA BRANCA

A oposição na vizinha cidade de Areia Branca está empenhada no sentido de montar a esquadra para a batalha das eleições de 2012.

UM GENERAL SEM NENHUM EXÉRCITO

No comando da nau oposicionista areia-branquense, um velho comandante de outras guerras, já conhecido pela Igreja Católica e pelos funcionários públicos municipais. Este comandante, quase aposentado da política areia-branquense, tenta içar velas e, no caso, estou me reportando ao ex-prefeito José Alfredo Rebouças.

HISTÓRICO COMPROMETEDOR DE REBOUÇAS

O histórico do comandante é conhecido por todos os areia-branquenses como aquele que abandona o navio deixando a nau à deriva. Na verdade, fala-se em todos os recantos que o médico só ancora no cais em tempos pré-eleitorais, depois parte em debandada com os seus para respirar os ares da capital do Estado. 

REJEIÇÃO ACOMPANHA FAMÍLIA REBOUÇAS

Este fato provoca uma enorme desconfiança e principalmente o descrédito por parte dos oposicionistas, antes, liderados pelo ex-vereador Macedo. Todo esse histórico dos Rebouças dificultam o reconhecimento pelos comandados do posto de líder. Há muita rejeição.

JOSÉ REBOUÇAS ABANDONOU O BARCO

Na última campanha, a oposição nadou, nadou e morreu na praia, não chegou ao cais do porto. Pois, quem deveria dividir o comando da nau com Macedo (Zé Alfredo), pulou do barco na hora mais drástica. Zé Alfredo, sabendo da derrota premente de Macedo, lançou-se aos braços de Souza, colocando no colo a família.

MACEDO QUER DISTÂNCIA DOS REBOUÇAS

E, Macedo ficou só. Um fato lamentável. Por esse e outros motivos, o ex-vereador Macedo não quer mais ancorar, no cais dos Rebouças. Sua decisão é irreversível, segundo seus companheiros leais. E não pretende voltar atrás. Ele tem uma mágoa imensa do médico Zé Alfredo.

EPISÓDIOS DENIGREM HISTÓRIA DA FAMIÍLIA

Mas, não foi somente uma vez que o ex-prefeito largou os companheiros à própria sorte. No embate eleitoral de 1996, após a histórica derrota nas eleições municipais, ele levantou velas e zarpou para Natal. É comum aos Rebouças ancorarem seu navio nos tempos pré-políticos.

ELEIÇÃO DE 2004 REVELOU PROBLEMAS

Macedo e Expedito Leonez, em meio às ruínas, ficaram sozinhos para reconstruir a armada dos “bicudos”. Zé Alfredo apenas voltou a mostrar a cara em 2004, intermitentemente se escondendo atrás da esposa Iraneide, candidata a vice, e fazendo de Beguinho, na cabeça de chapa, uma espécie de escudo. Ele sabia que ninguém iria seguir um capitão-mor que abandona o barco ao primeiro sinal de avaria.

MACEDO TENTA ORGANIZAR ESQUADRA

Hoje, o ex-vereador Macedo, ainda caminhando sobre os escombros da última derrota, e sem munição, tenta organizar uma esquadra independente. E está credenciado para isso. Embora com poucos recursos, ele já mostrou que é o último a abandonar o navio e que, quando não for possível, afunda com ele. Por isso tem respeito e credibilidade junto ao eleitorado  de Areia Branca e acima de tudo respeito junto as principais lideranças oposicionistas na cidade.

MACEDO TENTA ORGANIZAR ESQUADRA II

Macedo é um homem de princípio e toda Areia Branca sabe disso. Confiando que Iraneide e Zé Alfredo, nas pesquisas, não passam de 3% da preferência do eleitor, além de terem uma rejeição de 44%, a maior da história política de Areia Branca, o ex-vereador tenta recrutar os capitães das naus oposicionistas para construir a sua frota. Mas, é uma tarefa difícil. Em síntese, há grandes incertezas nos ancoradouros e estaleiros de Macedo e de Zé Alfredo. Infelizmente, somente o tempo é que poderá nos oferecer essa resposta.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade