Ampliação da estrutura do Terminal Salineiro, uma obra gigantesca
A atual obra executada no Porto-Ilha de Areia Branca, a cargo do consórcio formado pelas empresas Constremac Construções, líder do consórcio, Carioca Christiani-Nielsen Engenharia S.A. e Queiroz Galvão S.A., visa ampliar a plataforma em aproximadamente 7.500m² para elevar em 50% a capacidade de armazenamento do terminal; ampliar o cais de barcaças em 94 metros para possibilitar a atracação de 2 embarcações do porte de 5.000 toneladas cada, simultaneamente; instalar mais um equipamento Descarregador de Barcaças-DB com capacidade de 500 t/h para dar celeridade ao processo; e potencializar a correia transportadora e o carregador de navios dos atuais 1.500t/h para 2.500 t/h, agilizando o carregamento.
A obra de ampliação do terminal é integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal e está em plena realização com previsão de conclusão para março de 2012.
“Essa obra possibilitará a operacionalidade do Terminal por, no mínimo, mais 30 anos de atividades”, afirma o diretor-presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), Pedro Terceiro de Melo. (Com informações da Asscom/Codern).