Luciano Oliveira - [email protected]

Prefeita Rosalba com os alunos que vão representar o município na competição (Foto: Divulgaç~~ao - PMM)

Alunos da rede municipal embarcam para o Rio para participar de competição nacional de robótica

Prefeita Rosalba com os alunos que vão representar o município na competição (Foto: Divulgação – PMM)

Na manhã de sexta-feira, 8, a prefeita Rosalba Ciarlini (PP) e a secretária municipal de Educação, Magali Delfino, receberam no Salão dos Grandes Atos do Palácio da Resistência os alunos da rede municipal de ensino que estão de viagem marcada para a cidade do Rio de Janeiro. Os alunos irão participar da etapa nacional da competição First Lego League (FLL). A competição acontece apor meio dos projetos desenvolvidos pelos próprios alunos em suas escolas dentro das aulas de Robótica, fruto de parceria entre a Prefeitura de Mossoró e a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa). O encontro também contou com a presença dos vereadores Rondinelli Carlos (PMN) e Francisco Carlos (PP), da Câmara Municipal de Mossoró.

A competição acontecerá nos dias 14, 15, 16 e 17 de março. Ao todo são 9 alunos representando as escolas municipais Duarte Filho, Rotary, Marineide Pereira da Cunha, José Benjamin, Antônio Fagundes e Celina Guimarães. A Prefeitura de Mossoró e a Secretaria Municipal de Educação apoiam a participação dos alunos na competição nacional garantindo as passagens aéreas de ida e volta.

“É uma satisfação imensa receber esses alunos que através do esforço e do empenho nos estudos estão indo cada vez mais longe e representando muito bem a cidade de Mossoró. Estamos aqui para apoiar e reafirmar o projeto de robótica nas escolas que já está rendendo ótimos frutos. O mais importante é destacar que por trás de tudo isso tem o papel do professor da rede municipal de ensino, que tem se dedicado a fazer sempre o melhor pela educação pública”, disse a prefeita Rosalba Ciarlini.

“Assim que tomamos conhecimento que nossos alunos foram credenciados para participarem desta competição em nível nacional no Rio de Janeiro, de imediato sentamos com a prefeita e mostramos a importância de garantir as passagens desses alunos possibilitando a eles a experiência da viagem e a responsabilidade de representar Mossoró neste evento”, destacou Magali Delfino.

Durante a viagem os alunos serão acompanhados pelos monitores da Ufersa, que são os professores nas aulas de Robótica. “É uma felicidade ver que o trabalho que está sendo feito nas escolas tem resultados positivos como essa oportunidade de participar de um evento tão importante como esse do Rio de Janeiro. Mas é também uma grande responsabilidade monitorar e cuidar de toda essa turma”, afirmou Alfredo Lopes, monitor da Ufersa no projeto de Robótica.

“Ter na minha escola aulas de robótica já é fantástico, e por conta da robótica a gente ter a oportunidade de viajar para essa competição é ainda mais surreal. Nunca viajei de avião e estou com uma grande expectativa, principalmente por ser uma viagem para o Rio de Janeiro, que só conheço por foto, como o Cristo Redentor, Copacabana. Eu acredito que será muito bom conhecer o Rio de Janeiro”, contou empolgado o aluno Caio Fernando, da Escola Municipal Duarte Filho.

Para quem vai embarcar é só felicidade. Mas para quem vai ficar é só apreensão em ver o filho voando para longe. Mas a seriedade e a importância do projeto também deixam os pais tranquilos. “Estamos bem apreensivos, até porque é a primeira vez que nossa filha viaja para tão longe sem a nossa companhia, mas estamos apoiando e sabemos que essa experiência é importante para ela”, disse André Carvalho, pai de Eduarda Beatriz, aluna da Escola Municipal Duarte Filho.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade