Luciano Oliveira - [email protected]

Jéssica Vitória concorreu com alunos das redes publica e privada do RN

Aluna da rede estadual é selecionada como finalista do PJB 2020

Jéssica Vitória concorreu com alunos das redes publica e privada do RN (Foto: Assecom/Seec)

Com um projeto de lei sobre educação e evasão escolar, a aluna Jéssica Vitória, 18 anos, estudante da rede estadual de ensino, foi selecionada para representar o estado do RN no programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB 2020), iniciativa da Câmara dos Deputados que conta com a participação de estudantes oriundos de todo país.

Ao todo, 78 estudantes de escolas públicas e privadas foram selecionados para participarem do programa, cuja atual edição acontecerá em formato remoto a partir do dia 23 de outubro, por meio de uma jornada online na qual os selecionados vivenciarão a rotina parlamentar na Câmara dos Deputados, realizando atividades na condição jovens parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções.

Aluna da 3ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Stoessel de Brito, localizada no município de Maxaranguape, Jéssica Vitória teve que elaborar um projeto de lei – como critério de seleção – que apresentasse soluções de melhorias ao país. A proposta desenvolvida pela estudante foi analisada pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (Seec), bem como pela coordenação do PJB, e determina a implantação de testes de nivelamento e reforço escolar às instituições de ensino público.

“O teste de nivelamento tem por objetivo diagnosticar as dificuldades em cada disciplina e minimizar a repetência de estudantes, ajudando-os, por meio de reforço escolar, a encarar as dificuldades atribuídas ao longo do ano letivo, como também, tais medidas farão com que os estudantes aprendam adequadamente em seu tempo”, explica a autora do projeto.

A estudante ainda conta que a ideia de desenvolver tal projeto se deu quando, por meio de uma matéria de um jornal, ficou sabendo sobre os atuais índices de evasão escolar. “A taxa de reprovação nos anos iniciais é de 18,7%, ou seja, uma a cada cinco crianças voltam à estaca zero no que se refere aos 7 milhões de crianças e adolescentes. Então, resolvi criar essa proposta legislativa como solução”, relata.

Jornada

Iniciada no próximo mês, a jornada online dos jovens parlamentares segue com atividades remotas até maio de 2021. Além disso, a simulação presencial que acontece em Brasília (DF) está prevista para acontecer entre os dias 11 e 14 de maio do próximo ano. Contudo, devido ao atual cenário de isolamento social há possibilidade de adiamento.

De forma remota, os estudantes selecionados participarão de reuniões e tutorias a distância, bem como realizarão atividades como a formação de comissões temáticas, redação de pareceres, audiências públicas interativas, entre outras ações.

“Espero que esta seja uma experiência incrível! Com certeza irei aprender bastante. Darei meu máximo para que o Rio Grande do Norte, e claro, meu município Maxaranguape, estejam bem representados”, afirma a estudante.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade