O deputado Albert Dickson (PROS) falou durante sessão remota da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, 20, sobre o uso da cloroquina contra o coronavírus. O parlamentar sugere a liberação do medicamento, com receita médica, e lembra que o Ministério da Saúde divulgou nesta quarta o protocolo que libera no SUS o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina até para casos leves de Covid-19. Até então, o protocolo previa os remédios para casos graves.
“A liberação do remédio para todos, na prática, auxiliaria no tratamento já que se tem conhecimento de que alguns pacientes já tiveram acesso à hidroxicloroquina por meio de médicos particulares”, disse Albert.
O parlamentar lembra que, apesar da falta de comprovação científica do uso do medicamento contra a Covid-19, os protocolos para uso da hidroxicloroquina, a cloroquina e a azitromicina já foram aplicados com sucesso em alguns pacientes.
De acordo com o novo protocolo sobre o uso da cloroquina, o texto mantém a necessidade de o paciente autorizar o uso da medicação e de o médico decidir sobre aplicar ou não o remédio.