Luciano Oliveira - [email protected]

nova sede própria da Bodega Xique-xique, no bairro Costa e Silva, em Mossoró

Agricultores familiares da Rede Xique-Xique ganham certificação orgânica

Nova sede própria da Bodega Xique-xique, no bairro Costa e Silva, em Mossoró

O Governo do Rio Grande do Norte deu nesta quinta-feira, 30, mais um importante passo no apoio à produção da agricultura familiar. Os 17 núcleos de produtores que somam 150 famílias reunidos na rede Rede Xique-Xique agora terão a certificação de produtos orgânicos e receberam um veículo modelo Gol.

“O nosso governo assina esta parceria para fortalecer cada vez mais a rede Xique-xique e a agricultura familiar. Outras ações, como Pecafes, o fornecimento para restaurantes populares, compras na saúde, são medidas pró-ativas tomadas nos mil dias da gestão, mesmo diante das crises financeira, sanitária e política que o estado e o país enfrentam”, afirmou a governadora professora Fátima Bezerra (PT) em ato na nova sede própria da Bodega Xique-xique, no bairro Costa e Silva, em Mossoró.

Fátima Bezerra, acompanhada do vice-governador Antenor Roberto (PC do B), ressaltou que ainda é preciso ampliar o circuito das feiras da agricultura familiar em todo o RN, porque é um setor que gera trabalho e renda à população, oferecendo alimentos saudáveis e com muita variedade à população. Ela informou que o Governo vai lançar nos próximos dias o Programa Estadual de Convivência com o Semiárido e continuar com a perfuração e instalação de 635 poços (300 já perfurados) a serem entregues com o sistema de bombeamento de água funcionando.

“Neste 30 de setembro, quando comemoramos a libertação dos escravos em Mossoró que aconteceu cinco anos antes da Lei Áurea, estamos aqui fortalecendo importante setor da economia e também prestigiando a Uern, uma das maiores instituições de Mossoró e do Rio Grande do Norte. Vamos enviar à Assembleia Legislativa projeto de Lei que assegura a autonomia financeira da universidade. Assim como estamos defendendo e fortalecendo a agricultura familiar, estamos defendendo e fortalecendo a Uern. Fazer isso é defender e fortalecer a cidadania e a democracia”, declarou a governadora.

A Bodega Xique-xique comercializa a produção da agricultura familiar de frutas, hortaliças, castanha caju, ovos caipira, mel de abelhas e de caju, doces, frutas desidratadas, polpa de frutas, queijos, manteiga de garrafa, arroz vermelho, gergelim, pães, biscoitos, cachaça, óleos de côco e de Licuri, própolis, flor de sal. E mantém intercâmbio com associações de outros estados para enviar e receber produtos.

Neneide Lima, presidente da Cooperxique considerou o momento como ímpar. “A presença da governadora em nosso espaço muito nos honra. Lembro quando iniciamos com muitas dificuldades para termos um espaço para comercialização. Hoje, conquistamos com o apoio decisivo do Governo do Estado e estamos ampliando nosso mercado. A conquista da certificação orgânica também é fundamental para nós e para a sociedade, pois assegura produtos limpos, livre de agrotóxicos. Só temos a agradecer a este governo verdadeiramente popular”.

“O que o Governo do RN está fazendo é a realização de coisas sonhadas há muito tempo”, disse o secretário de Estado do Desenvolvimento e da Reforma Agrária (Sedraf), Alexandre Lima, e acrescentou: “A certificação participativa é mais um passo. Demos total apoio e isto mostra o compromisso de governo e de vida com a Agricultura Familiar. A Rede Xique-xique é referência nacional e credenciada. O alimento produzido aqui é vida e história. Vender a produção é assegurar renda e autonomia ao produtor, é oferecer alimento limpo, sem agrotóxicos produzidos pelas famílias no campo”. Titular da secretaria de Estado de Gestão de Metas e Relações Institucionais (Segri) e coordenador do Programa Governo Cidadão, Fenando Mineiro destacou o “trabalho integrado de muitas mãos, parcerias eficientes, sérias e comprometidas que acabam proporcionando momentos como este, de reais conquistas para o nosso povo”.

Representando a Assembleia Legislativa, a deputada Isolda Dantas (PT) destacou a importância de fortalecer a agroecologia, o feminismo e a economia solidária. “Aqui tem muitas vidas dedicadas. Essa é grande rede que articula a produção e comercialização orgânica feita pelos que produzem. Agradecemos aos produtores pela força de lutar e ao governo da professora Fátima pelo apoio e comprometimento”. A senadora Zenaide Maia disse que “aqui temos o resultado de pessoas que se deram as mãos e tiveram o apoio do Governo do Estado que tem olhar e ações diferenciadas. Estão todos de parabéns”, disse.

Na nova sede da Bodega Xique-xique em Mossoró, a governadora também foi acompanhada pela secretária de Comunicação, Guia Dantas; do secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti; da adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista; da Emater, César Oliveira; do presidente Fundação José Augusto, Crispiniano Neto; do subsecretário da Juventude da Semjidh, Gabriel Medeiros; diretor do Idiarn, Mário Manso e do adjunto da Sape, Marcelo Junior. Também participaram a coordenadora geral da rede Xique-xique, Nara Rafaele; a coordenadora da Cecafes e Unicafes, Fátima Torres; a vereadora Marleide Cunha; o diretor técnico do Sebrae, João Hélio; do Centro Feminista 8 de Março, Rejane Cleide; o coordenador da Asa Potiguar, Marcírio Lemos; do Grupo Mulheres em Ação, Francisca Damasceno; da Comissão Pastoral da Terra, Nilton Junior; representantes da Cooperativa Agricultores Familiares Mossoró e Região, da Associação de Produtores Familiares de Mossoró, de assentamentos da reforma agrária, sindicatos de trabalhadores rurais, secretários municipais de Mossoró, Tibau, Apodi, Felipe Guerra e Baraúna.

Fotos: Elisa Elsie – Assecom-RN

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade