Luciano Oliveira - [email protected]

Agosto da Alegria homenageia o folclorista e poeta areia-branquense, Deífilo Gurgel

Incansável defensor da sabedoria popular, o poeta e autor da obra definitiva “Romanceiro Potiguar”, livro ao qual dedicou 30 anos de pesquisas, Deífilo Gurgel é o grande homenageado do Agosto da Alegria 2012, que tem como tema “É Festa para Deífilo”. 010000000O saudoso areia-branquense Deífilo Gurgel é o grande homenageado

Para celebrar a importância de seu legado, nesta quinta-feira, 23, será realizada, dentro do Circuito Academia do Agosto da Alegria, uma mesa temática sobre a vida e obra de Deífilo. O folclorista era natural de Areia Branca e se estivesse vivo dia 22 de outubro, data da emancipação polítca do município, completaria 85 anos

O debate começa às 9h, no Auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), no Campus Central da UFRN e é uma realização do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN (NAC).

A mesa de debates contará com a participação de estudiosos da cultura popular e da literatura potiguar, que irão destacar diversos aspectos do Deífilo pesquisador, poeta, folclorista e professor. Participam do debate os escritores Iaperi Araújo e Clotilde Tavares, o artista plástico e professor Vicente Vitoriano, o professor Luis Assunção e a presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) Camila Cascudo. A mediação fica por conta do escritor Tarcísio Gurgel, irmão de Deífilo.

Após o debate, às 11h30, o jornalista e chef de cozinha Alexandre Gurgel, filho do folclorista, vai servir alguns dos pratos preferidos de Deífilo. A participação culinária, denominada pelo chef de “Ao Gosto de Deífilo”, inclui pequenas porções de iguarias como baião de dois, paçoca, bobó de camarão e farofa de banana da terra. Durante a degustação, Gurgel falará sobre os gostos alimentares e as pesquisas de Deífilo na área gastronômica.

Serviço

Agosto da Alegria 2012 – É Festa para Deífilo: Circuito Academia
Dia: 23/08

Local: Auditório da Biblioteca Central Zila Mamede – Campus Central da UFRN

9h – Mesa temática: Vida e Obra de Deífilo Gurgel

Debatedores: Iaperi Araújo, Clotilde Tavares, Luís Assunção Vicente Vitoriano, Camila Cascudo

Mediação: Tarcísio Gurgel

11h30 – Ao Gosto de Deífilo – Intervenção culinária de Alexandre Gurgel

14h30 – Mesa Temática: Diálogos Reflexivos e Propositivos para a Política Cultural do RN

Mediação: Prof. Dr. Sávio Araújo, (CENOTEC-DEART-UFRN)

Debatedores: Representantes do Fórum Potiguar de Cultura, da Rede Potiguar de Pontos de Cultura, da Fundação José Augusto e Secretaria Extraordinária de Cultura do RN.(Com informações da  Assessoria Secultrn/FJA).

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade