Como parte das ações da Operação Verão deflagrada em dezembro passado e que está em andamento no âmbito dos 57 municípios sob sua jurisdição, a Agência da Capitania dos Portos em Areia Branca solicita à população e veranistas que frequentam as praias do litoral de Areia Branca, Tibau, Grossos e rio Apodi-Mossoró que comuniquem com brevidade a ocorrência de jet-skis trafegando de forma irregular nessas áreas.Capitania dos Portos, em Areia Branca, intensifica fiscalização na sua área de abrangência
O órgão considera irregular o uso indevido do equipamento náutico por condutores não habilitados ou alcoolizados, por menores de idade, por trânsito em áreas situadas a menos de 200 metros de distância dos banhistas, ou ainda por excesso de velocidade dentro do rio Mossoró.
A Capitania dos Portos, local, alerta que as embarcações devem respeitar os limites impostos para navegação, considerando, como linha base, a linha de arrebentação das ondas ou, no caso de lagos e lagoas onde se inicia o espelho d’água.
Num comunicado enviado à imprensa local, a Capitania dos Portos, por meio do seu agente, capitão-tenente Rodrigo Rocha Barros, o órgão adverte que quando identificado qualquer tipo de irregularidade, o responsável será notificado, estando sujeito à autuação e penalidades administrativas que vão de suspensão temporária à cassação definitiva da habilitação para condução de embarcações.
Segundo regras estabelecidades e fiscalizadas pela Capitania dos Portos, em qualquer situação, para conduzir um jet-ski, o condutor precisa ter a carteira de habilitação de motonauta ou arrais-amador.
Fiscalizações eventualmente flagram o uso do equipamento sem a habilitação o que se configura como uma falha grave. A falta de técnica para o uso de jet-skis pode resultar em graves acidentes.
As autoridades responsáveis pela fiscalização na área reforçam que o equipamento em questão não é um brinquedo e tem que ser tratado como uma embarcação.Capitão-tenente Rodrigo Rocha Barros, agente
A Capitania dos Portos solicita o apoio da população que, ao flagrarem qualquer embarcação em atitude que comprometa a segurança de terceiros, reclamem ou denunciem ao órgão competente.
Para isso, a Agência da Capitania dos Portos local disponibiliza para fins de denúncias, os telefones (84) 3332-2211/8701- 3020 ou pelo e-mail[email protected]. mil.br.