Luciano Oliveira - [email protected]

Adeptos do candomblé e umbanda realizam hoje o tradicional Cortejo de Iemanjá com entrega de oferendas à deusa do mar

00Chegada dos adeptos de Iemanjá no cais, local do embarque para a entrega dos presentes (Foto: Reprodução 31-12-2012)

Iniciada no último dia 27, nesta terça-feira, 31, será a culminância das homenagens ao mais popular orixá do Brasil, Iemanjá, reverenciada no período pelos candomblecistas e umbandistas de Areia Branca. A festa em alusão à deusa do mar se caracteriza pela entrega de presentes, em cerimônia realizada nas águas do rio Apodi-Mossoró.

O ponto alto da programação será o tradicional Cortejo de Iemanjá, hoje às 16h, com concentração em frente à Casa de Cultura de Matriz Africana (Ìlê Asè), na rua Duque de Caxias. De lá, os adeptos e simpatizantes do candomblé sairão às 16h em caminhada até o Cais Tertuliano Fernandes. 

O cais é o local do embarque das pessoas e da “panela enfeitada” contendo as oferendas que serão levadas à Praia do Pontal, onde acontece o encontro das águas do mar com o rio Apodi-Mossoró.0                  Candomblecistas e umbandistas com oferendas para jogar nas águas (Foto: Reprodução)

Na panela, cujo conteúdo é jogado nas águas, estão: perfume, flores, espelho, champanhe, joias e inúmeros pedidos dos participantes da festa, que no geral pedem sorte no amor, emprego, saúde, harmonia no lar, entre outros.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade