Luciano Oliveira - [email protected]

Registrar os números do hidrômetro faz consumidor entender qual sua necessidade de água e agir em casos de vazamentos não perceptíveis (Foto: Divulgação/Caern)

Acompanhar consumo de água é compromisso com o meio ambiente

Economizar é o desejo de todas as famílias brasileiras. Para contribuir com o orçamento é importante ficar atento ao consumo de água. Criar a rotina para acompanhar o hidrômetro (medidor) pode ajudar não só a poupar dinheiro, como contribuir com o meio ambiente.

Fique atento aos números pretos do hidrômetro para fazer o acompanhamento. O registro do consumo pode ser feito no início a cada dia, depois semanalmente, até chegar a mensalmente. É importante que o cliente conheça seu padrão de consumo habitual. A dica vale não só para o consumidor residencial como para condomínios, comércio e até a indústria. Todos precisam estar atentos. Na conta de água existe um espaço para anotação da leitura. Quando perceber alteração na medição, registre e procure a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

Sabendo qual o seu consumo, você pode agir melhor quando tiver mudança no padrão normal e identificar vazamentos. Existem os chamados vazamento invisíveis, que ficam dentro da parede e não são fáceis de identificar. Então ao detectar mudanças no seu padrão de consumo, você terá mais chance de chamar profissional especialista em hidráulica para ajudar a identificar o que está gerando o problema.

Normalmente os vazamentos em descargas, transbordamentos em caixas de água e até mesmo torneiras pingando, podem provocar aumento de consumo. Esquecer de fechar o registro durante viagens também pode dar dor de cabeça. Então fique esperto antes de sair em feriados prolongados como o carnaval e Semana Santa.

“O hidrômetro é responsável por medir a água que entra na residência ou prédio. Ele é um aliado do consumidor e não um inimigo. Os vilões mesmo são os vazamentos ou reparos em louças hidráulicas que precisam ser resolvidos para que o consumo volte a ficar dentro do padrão”, ressalta o superintendente comercial da Caern, Giordano Filgueira.

Cuide do hidrômetro

Se presenciar vazamento de água no hidrômetro contate imediatamente a Caern através do WhatsApp 84-9-8118-8400, www.caern.com.br , aplicativo Caern Mobile e teleatendimento gratuito 115.

Observe se o lacre da caixa do hidrômetro está intacto. Esta dica é importante para perceber violação. Lembrando que adulteração de hidrômetro pelo responsável por sua guarda pode gerar multa e corte de fornecimento, além de processo judicial.

Com informações ACS Caern

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade