Luciano Oliveira - [email protected]

Ações referentes ao “Novembro Azul” continuam nas unidades básicas de saúde nas zonas urbana e rural

PSA 4 ok ok

Secretário de Saúde Cleberton de Castro (centro) com os profissionais envolvidos na ação

Apesar de ontem, 13, ter sido o dia “D” da campanha “Novembro Azul”, no município, até o final deste mês as ações vão continuar nas unidades básicas de saúde nas zonas urbana e rural com o objetivo de conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.

Iniciativa da Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a ação que culminou com o dia “D” da campanha, ontem, foi concentrada na rua Mestre Silvério Barreto, ao lado da Farmácia do Trabalhador, local de grande fluxo de pessoas.

A ação foi desenvolvida pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) e da Escola de Enfermagem Tereza Néo, de Mossoró.

Durante o evento foi ofertado à população masculina e, principalmente, aos homens acima de 40 anos, o exame PSA, feito por meio da coleta sanguínea com o objetivo de detecção precoce do câncer de próstata. Apesar de a Secretaria de Saúde ter disponibilizado 100 fichas para o atendimento, foram feitas 105 coletas de sangue para o exame.

PÚBLICO-ALVO DA CAMPANHA, OS HOMENS PARTICIPARAM EM GRANDE NÚMERO DOS ATENDIMENTOS

Público masculino compareceu em grande número ao local dos atendimentos

Dada a importância do exame PSA, a Secretaria de Saúde resolveu estender o período de coleta de sangue na zona rural, devendo os homens com idade acima dos 40 anos, se dirigirem à unidade de saúde mais próxima.

Ontem, além da coleta de exame PSA foram colocados à disposição do púbico masculino outros atendimentos, como verificação de PA e teste de glicemia. De acordo com os profissionais de saúde envolvidos na ação, a participação masculina nos atendimentos foi muito positiva, em alguns casos superando a expectativa da equipe.

 

PSA 3

Mais de uma centena de coletas para o exame PSA foram feitas no local  

Fotos: Cedidas / Divulgação

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade