
A partir desta quinta-feira, 21, começa a contagem regressiva para a vinda da tocha olímpica ao Brasil e sua passagem histórica por sete cidades do Rio Grande do Norte, inclusive Mossoró. A tocha foi acesa no templo de Hera, na cidade de Olímpia, mesmo local onde eram realizados os jogos antigamente. A chama foi acesa para a realização da 31º edição dos Jogos Olímpicos, que acontece no Rio de Janeiro, entre 5 e 21 de agosto.
Antes de vir ao Brasil, a tocha passará seis dias percorrendo diversas regiões da Grécia, entre elas, as ilhas de Zakintos e Corfu e em Maratona, cidade que dá nome a corrida de longa distância em homenagem ao soldado grego Fidípides. A tocha desembarca no Brasil no dia 3 de maio, precisamente em Brasília, ponto inicial do trajeto em terras tupiniquins. A passagem histórica da tocha em Mossoró acontece no dia 6 de junho.
Essa será a primeira vez que o símbolo máximo das olímpiadas passa pela “Terra do Sal”. Serão 59 condutores para executar o revezamento na condução da tocha por 12,5km. Cada condutor terá a honra de carregar a tocha por 200m. Atletas, artistas e anônimos vão dividir a satisfação em carregar a chama pelas ruas da cidade.
Os indicados pela Prefeitura de Mossoró para levar a tocha são: os atletas de MMA, Leandro Higo e Claudia Gadelha; a carateca Aline de Paula; a ciclista Alice Melo e o poeta cordelista Antônio Francisco. Todos levam o nome de Mossoró para o mundo por meio de suas conquistas profissionais. Os demais condutores foram escolhidos aleatoriamente pelo Comitê Olímpico por meiode inscrição no site. A lista oficial dos condutores da tocha será divulgada em maio no site www.rio2016.com.
Além de Mossoró, a tocha vai passar por outras cidades do Rio Grande do Norte. Em 4 de junho ela vai passar pelos municípios de São José de Mipibu, Parnamirim e pela capital Natal. Já no dia 6, ela passará por Lajes, Angicos, Assu e, por fim, chegará a Mossoró, onde irá pernoitar.
Percurso da Tocha

Em Mossoró, o trajeto começa no Alto de São Manoel, na Avenida Presidente Dutra e termina no Centro, na Avenida Rio Branco, precisamente na Estação das Artes Eliseu Ventania. Além de ter o privilégio de sediar a passagem da tocha, Mossoró está entre as 83 cidades brasileiras que será contemplada com celebração da tocha olímpica. A celebração vai ser feita na Estação das Artes e contará com uma programação com diversas atividades esportivas e culturais.
No Brasil a tocha percorrerá 36 mil km e será conduzida por mais de 12 mil pessoas. A tocha vai passar em 329 cidades, incluindo todas as capitais e o Distrito Federal. Todo o percurso vai durar aproximadamente 95 dias. O revezamento começa em Brasília no dia 3 de maio e se encerra no Rio de Janeiro em 4 de agosto.
Tradição
Para manter a tradição, a chama é acesa pelos raios do Sol através de uma ‘skaphia’, espécie de espelho côncavo que converge os raios para um ponto específico. Onze mulheres, representando o papel de sacerdotisas, realizam uma cerimônia na qual a Tocha Olímpica é acesa pela luz do Sol com seus raios concentrados por um espelho parabólico. O revezamento da Tocha Olímpica termina um dia antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. A última pessoa a levar a tocha é tradicionalmente mantida em segredo até o último momento e geralmente é uma celebridade esportiva do país anfitrião. Ela corre até a pira, geralmente colocada no topo de uma grande escadaria, e então a acende com o Fogo Olímpico. Depois disso, o Fogo Olímpico queima na pira até ser apagado na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos.