Ações do projeto foram intensificadas durante o período de folia
O término da folia marcou também o encerramento de mais uma etapa do Projeto Verão Limpo, que iniciado em meados de janeiro deste ano, teve como ponto alto as ações desenvolvidas durante o Carnaval. Os resultados alcançados foram animadores para o pessoal envolvido.
O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Areia Branca, por meio da Gerência Executiva de Gestão Ambiental, que este ano teve início na festa de São Sebastião, padroeiro de Ponta do Mel, e concluiu suas atividades na última terça-feira, 21, após percorrer todas as praias do município realizando uma série de ações ambientais.
Segundo informações da equipe técnica que esteve à frente do projeto, no decorrer do Carnaval as atividades foram realizadas na praia de Upanema, devido concentrar o maior número de visitantes ao longo do período festivo, pois era dali que saíam os “arrastões”.
Naquela praia foi instalada a Tenda Verão Limpo, que distribuiu sacolas com vendedores ambulantes e banhistas e trocou água mineral por materiais recicláveis, além de distribuir tonéis nos estabelecimentos comerciais da orla.
A Gerência de Gestão Ambiental, por meio do coordenador do Projeto Verão Limpo 2012, sociólogo Julimar França, fez uma avaliação positiva dessa política ambiental e afirmou que neste ano o projeto ampliou suas atividades produzindo resultados bastante satisfatórios e em consonância com as metas propostas. “Isso foi possível graças à parceria estabelecida entre o poder público e empresas como a HB Navegação, Salinor, Uchoa Construções, AC Transportes Marítimos, Drogarias Milagrosa, TCL Limpeza Urbana, F. Souto, Cimsal, Norsal, Central, Consórcio Areia Branca e FM Costa Branca”, disse.Tenda onde recicláveis eram trocados por água mineral
O sociólogo Julimar França informa ainda, que as atividades realizadas pelo Projeto Verão Limpo no período carnavalesco produziram efeito no sentido de minimizar os impactos ambientais que o aumento do fluxo de pessoas e esses eventos de massa podem provocar ao ambiente costeiro.
Ele disse ainda, que além da equipe técnica da Gerência de Gestão Ambiental, o projeto conta também com a participação de voluntários e pessoas ligadas à Associação Rotativa, uma espécie de cooperativa que trabalha com material reciclável e recebe apoio do município. “O envolvimento da comunidade onde a ação é realizada é outro fator importante para o sucesso das ações do projeto”, conclui Julimar França.Tonéis foram colocados em pontos estratégicos, ao longo da orla marítima