Aulas presenciais serão realizadas no Telecentro São Cristóvão, local das inscrições para os cursos
Pescadores e filhos destes já podem se inscrever para os cursos de Técnico em Pesca e Técnico em Aquicultura. As inscrições foram abertas ontem e seguem até o dia 2 de outubro na Secretaria Municipal de Educação e no Telecentro de Informática da comunidade de São Cristóvão.
Os cursos têm como objetivo elevar o nível de escolaridade e qualificar tecnicamente pescadores e seus filhos, contribuindo para o aprimoramento das suas atividades práticas. O município de Areia Branca foi contemplado com duas turmas de 20 alunos cada.
De acordo com o secretário municipal de Educação, professor Raimundo Lacerda Alves Felipe, para participar dos cursos o interessado deve ser maior de 18 anos e ter concluído até o 9º ano do ensino fundamental. Ele disse que a iniciativa é resultado de uma parceria da Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria de Educação do município, com o Instituto Federal do Paraná de Educação à Distância.
Segundo ainda o professor Lacerda, a aula inaugural será dia 13 de setembro e o início das aulas em 4 de outubro deste ano. “Os cursos terão duração de dois anos, com conclusão das atividades letivas marcada para novembro de 2012”, informa o secretário.
Conforme a metodologia da iniciativa, os cursos técnicos na área da pesca são voltados para a capacitação de jovens brasileiros a fim de explorar a pesca como atividade lucrativa. Os cursos se destinam, ainda, aos pescadores e aquicultores e tem como principal finalidade aumentar o nível de escolaridade dessas pessoas, qualificando tecnicamente.
Além disso, o curso visa também contribuir para a solidificação de um modelo de desenvolvimento sustentável para o setor pesqueiro. Uma iniciativa em que os profissionais da área da pesca permaneçam no setor e ainda surjam mais pessoas interessadas nessa profissão, contribuindo assim com a geração de emprego e renda.
O curso é de responsabilidade do Núcleo de Educação à Distância do Instituto Federal do Paraná (EAD/IFPR) e o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).
As aulas serão presenciais e à distância. Sendo que as aulas presenciais serão realizadas no Telecentro da comunidade rural de São Cristóvão.