Os municípios vêm sofrendo com a queda brutal nas suas receitas em um cenário de grande incerteza quanto ao fechamento do atual exercício financeiro. O município de Areia Branca contabiliza uma queda de quase R$ 2 milhões nos recursos recebidos entre os meses de abril a junho deste ano, devido a pandemia do coronavírus.
Nesse trimestre (abril a junho) todas as receitas do município tiveram redução. Só nos royalties a prefeitura recebeu 300% a menos, além da redução na receita estadual de ICMS e do ISS arrecadado a partir dos serviços realizados na cidade, sem esquecer o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
A administração municipal tem feito ajustes nos gastos, o que tem permitido continuar honrando todos os compromissos, o que inclui o pagamento em dia dos servidores, a antecipação do 13º salário e permanência das ações de combate à Covid-19.
Todos os dados divulgados aqui são públicos e podem ser conferidos em plataformas de transparência como Finanças do Brasil (Finbra) e BB Arrecadação.