A retomada das atividades religiosas no município está prevista para o dia 30 de julho, dentro das medidas anunciadas pela Prefeitura de Areia Branca nesta quarta-feira, 15. A liberação dos templos e igrejas integra a Fase 2 do plano de retomada gradual da economia em execução pela prefeita Iraneide Rebouças (PSDB), mas com critérios de funcionamento.
O retorno das atividades religiosas do município foi discutida durante reunião da prefeita Iraneide Rebouças com representantes dos segmentos religiosos locais, recentemente.
A decisão de reabrir setores da economia e a liberação dos templos e igrejas está sendo tomada pela prefeita com base nas orientações das autoridades sanitárias e nos boletins epidemiológicos com os registros diários referentes à Covid-19 no município.
Com relação à retomada das atividades religiosas, a prefeitura ainda vai estabelecer os critérios a serem seguidos e que dizem respeito ao limite de pessoas nos cultos, missas e reuniões religiosas, a questão do distanciamento social, uso de máscaras, higienização local e disponibilização de álcool em gel 70%, além de todos os protocolos estabelecidos pelo município.
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça que o plano de retomada não diminui os cuidados e precauções já adotados para enfrentamento a pandemia. Além disso, é preciso retomar com muita cautela e, para isso, é necessário redobrar os cuidados. “Todas as recomendações têm que continuar sendo tomadas com todo rigor. Não se pode regredir e é esta colaboração que se pede para a população, principalmente a partir de agora, com a retomada gradativa da economia”, orienta a Secretaria de Saúde.