Apesar dos esforços e das ininterruptas campanhas realizadas pela Prefeitura de Areia Branca, alertando que o município está em guerra contra o coronavírus e que cada cidadão é um soldado nessa batalha, o desrespeito às medidas de prevenção contra o vírus continua.
No final de semana foram registradas aglomerações em diversos pontos na cidade e na zona rural. Ignorando a gravidade da doença e num claro desrespeito ao Decreto Municipal publicado no início deste mês, muita gente foi às praias e promoveram bebedeira.
Redonda, foi uma das comunidades rurais que teve um final de semana intenso, como se tudo tivesse voltado à normalidade. Informações repassadas por moradores indicam que pandemia por lá é encarada como coisa do passado. No domingo, 5, os banhistas lotaram a praia da localidade. Nas casas, pessoas aglomeradas (sem máscaras) e muita bebedeira. Outros jogando bola e até seresta houve.
Há relatos de aglomeração de pessoas em outros pontos do litoral de Areia Branca, como em Ponta do Mel, com muita gente na praia e nos bares.
Os responsáveis por praticarem atos que contribuem para a disseminação do cornavírus são justamente os que mais cobram ações governamentais, quando deveriam estar fazendo sua parte para combater a Covid-19.
Vale ressaltar que as medidas de prevenção ao contágio e enfrentamento ao novo coronavírus no município estão em vigor até o dia 15 de julho, conforme o Decreto Municipal 026/2020, editado pela Prefeitura de Areia Branca. No documento, também consta o plano de retomadas das atividades, dividido em fases.
Reabrir quadras de esportes e voltar a frequentar praias, por exemplo, ainda não foram liberados. Bem como bares, casas de evento e shows, espetáculos, entre outros.
Já a comercialização de bebidas alcoólicas ou similares, por supermercados e depósitos, está liberada para pedidos por aplicativos, telefone ou outra via remota para serviços de entrega (delivery), ou na modalidade de ponto de coleta (“take away”). Os bares e conveniências continuam com a comercialização proibida.