A taxa de isolamento social no Rio Grande do Norte está abaixo dos 40%. O índice é um dos termômetros utilizados pelo Governo do Estado para traçar estratégias de combate à pandemia do novo coronavírus no RN. Da sexta-feira, 19, para o sábado, 20, a taxa de distanciamento oscilou de 36,8% a 39,1%.
Os números estão bem abaixo do considerado ideal pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) para frear o avanço da Covid-19, que seria entre 60 e 70%. O índice registrado na sexta-feira de 36,8% foi o pior desde 20 de março, quando o Estado ainda não contabilizava mortes pelo coronavírus.
O levantamento é da empresa In Loco, que tem feito um acompanhamento nacional sobre o assunto, com base em dados de 60 milhões de brasileiros, usuários de vários aplicativos de smartphones. O distanciamento social é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das principais formas de controle do contágio do novo coronavírus.
O pior registro em três meses ocorreu em meio a operação “Pacto pela Vida”, que começou no dia 4 de maio com o objetivo de intensificar as fiscalizações. As ações começaram com o fechamento de lojas e camelódromo no Alecrim, maior centro comercial da capital potiguar.
No início das fiscalizações, o comandante da PM Alarico Azevedo ressaltou que contava com o apoio da população para aumentar os índices de isolamento. “Entendemos que muitas vezes as pessoas precisam sair de casa para abrir o comércio, mas precisamos fazer esse esforço porque a vida é mais importante”, disse à época.
Dentro do período da “Pacto pela Vida”, o RN chegou a registrar taxas próximas de 50% em três dias diferentes, mas os números caíram. A última taxa calculada pela empresa de tecnologia In Loco foi de 39,1% no sábado (20). A média nacional de isolamento também é de 39,1%.
Números da Covid-19 no RN
O Rio Grande do Norte tem 19.206 casos confirmados e 697 mortes por coronavírus desde o início da pandemia. Além disso, 108 mortes estão em investigação para saber se foram ou não de Covid-19. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) no sábado. Na sexta-feira, a pasta não divulgou os dados da doença no RN.
Os números apontam ainda que o Estado tem 30.518 casos suspeitos e 30.216 descartados. (Com informações G1 RN).