Movimentação na Câmara foi intensa durante a reunião
Aprovada por unanimidade do público presente na Câmara Municipal de Areia Branca, na manhã de ontem, 5, a Emenda de Iniciativa Popular que será inserida no Orçamento Geral da União (OGU) para 2012, destinando recursos da ordem de R$ 600 mil ao município para obras de Estruturação da Rede de Serviços de Atenção Básica de Saúde.
Ontem, a população compareceu de maneira expressiva à audiência pública organizada pela prefeitura e pela Câmara Municipal, para debater a emenda e aprovar as propostas que serão inseridas no documento que o município enviará à Comissão de Orçamento da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).
A reunião foi presidida pelo prefeito Manoel Cunha Neto, “Souza” (PP), e pelo presidente do Legislativo municipal, vereador Aldo de Oliveira Dantas (PMDB). O evento contou com a participação de secretários municipais, vereadores, empresários e a comunidade em geral.
Coube ao prefeito “Souza” e à secretária municipal de Saúde, Lidiane Michele Campos Garcia, fazerem a explanação sobre as diretrizes da emenda e os seus fins específicos. Eles explicaram que a cidade terá direito a apenas uma emenda de iniciativa popular, que foi definida na audiência pública de ontem.
Como necessidades imediatas para fins de utilização dos recursos oriundos da emenda, “Souza” e Lidiane apresentaram como subsídios para aprovação popular, a construção das instalações próprias do Centro de Reabilitação que hoje funciona num compartimento da Secretaria Municipal de Saúde, bem como a construção de novas unidades básicas de saúde (UBS) nas comunidades de Casqueira, Upanema de Cima e São José. Além da aquisição de modernos equipamentos para reaparelhamento das unidades existentes.
Audiência atraiu expressivo número de participantes
O prefeito disse ainda que fará uma consulta à comissão responsável pela inserção da emenda no OGU 2012 no sentido de saber se poderá incluir na proposta do município, a aquisição de um veículo para ser utilizado no traslado de pacientes entre as UBSs na zona rural. “Se a aquisição de transporte não se enquadrar nos objetivos da emenda, nossa gestão vai viabilizar, com recursos próprios, a compra desse veículo, de forma que as unidades de saúde no perímetro rural terão o apoio de um veículo adaptado para o transporte de pacientes”, disse.
No final da reunião, o presidente da Câmara, vereador Aldo Dantas, elogiou a iniciativa do prefeito “Souza” em reunir a população para tomada de decisão tão importante, que trará incontáveis benefícios para as comunidades. “É muito bom contar com a população nesta Casa Legislativa, para participar de decisões do poder público”, completa.