O Pleno do Tribunal de Justiça do RN (TJRN) realiza nesta quarta-feira, 6, às 9h, a primeira sessão telepresencial por meio de videoconferência de sua história. Em caráter experimental, a sessão contempla quatro processos pautados para a realização de sustentação oral por advogados, além da sessão administrativa do TJRN. A sessão telepresencial será transmitida ao vivo pelo canal do TJRN no YouTube, em uma parceria das Secretarias de Comunicação e de Tecnologia da Informação do Tribunal. Já os processos sem requerimento de sustentação ou sem destaque para debate pelos relatores, serão julgados por meio do Plenário Virtual, com encerramento nesta sexta-feira, 8.
As sessões por videoconferência acontecem por meio da plataforma Cisco Webex Meetings, cedida ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e disponibilizada para magistrados de todos o país durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O recurso tecnológico possibilita a participação de advogados, defensores e do Ministério Público nas sessões virtuais, garantindo assim as suas argumentações nos julgamentos por meio de sustentações orais.
Acesso para sustentação
Os advogados inscritos para realização de sustentação oral devem baixar a plataforma Cisco Webex Meetings no computador ou smartphone (versão Android e IOS) e acessar o endereço https://cnj.webex.com/meet/pleno.
A Secretaria de Tecnologia da Informação (Setic) do TJRN produziu produziu um manual com o passo a passo para os usuários acessarem a ferramenta.