Início das obras da “Estrada do Cajueiro”, pelo lado do Ceará
A mobilização idealizada pelo Rio Grande do Norte, por meio do Conselho Fraterno e Câmara Municipal de Baraúna, envolvendo o Estado do Ceará, surtiu efeito positivo pelo lado cearense. Desde a ultima segunda feira, 6, o trecho da BR-437 vem recebendo atenção por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) que deflagrou o inicio da obra no entroncamento que liga a BR-116, na comunidade de Cajueiros, pertencente ao município de Tabuleiro do Norte, até a divisa com o RN, ou seja, a localidade Baixa Branca, no município de Baraúna.
De acordo com o engenheiro da obra, a estrada já tem mais de 30 anos que não recebia qualquer beneficio por parte dos governos, apenas havia alguns trechos recuperados por iniciativa dos empresários situados naquela região.
A ordem de serviço do governo federal contempla as comunidades localizadas em todo o setor da “Estrada do Cajueiro”, que comemoram surpreendidas com a benfeitoria tão desacreditada ao longo de todos esses anos.
O vereador de Baraúna, Edson Barbosa (PV), um dos defensores da luta pela “Estrada do Cajueiro”, inclusive quem fez o elo entre os representantes do Ceará e o RN por meio de duas audiências públicas em Tabuleiro, se emocionou ao receber a notícia da iniciativa que só aconteceu pelas discussões e importância que deu a classe política daquele estado.
O vereador foi in loco comprovar a veracidade do fato. Surpreso e feliz quando viu todo maquinário trabalhando e a placa ratificando a obra, Edson Barbosa disse que “esse primeiro passo é uma conquista que logo atingirá nosso estado. Se conseguirmos a mesma proeza já é uma grande vitória. Falta agora é vontade política, o Ceará parte na frente e não podemos ficar de braços cruzados nessa hora”. Vereador Edson Barbosa, de Baraúna, foi pessoalmente atestar a veracidade dos fatos
Nesse primeiro momento toda extensão da BR- 437, ou “Estrada do Cajueiro”, receberá serviços de alargamento, piçarramento, drenagem, construção de pontes e bueiros, alem de sinalização em 52,3 kms pertencentes ao Ceará.
A obra tem prazo de 10 meses, mas a empresa Delta Construções espera concluir em até no máximo cinco meses essa etapa. Os pontos mais críticos correspondem a 10 kms e já estão sendo feitos para facilitar o andamento do aludido serviço.