
Na manhã de terça-feira, 29, aconteceu mais um encontro do Programa Hiperdia, desta vez foi realizada com usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Raimundo Fernandes, em Ponta do Mel, no litoral de Areia Branca.
O coordenador do programa, enfermeiro Júlio César, junto com a enfermeira da unidade, Isabel, falaram sobre a temática do mês que se refere ao pé diabético e os cuidados a serem tomados para não agravar o quadro.
A fisioterapeuta do Núcleo Ampliado de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Adriene Fernandes, ensinou exercícios para melhorar a circulação, logo em seguida junto com a Educadora Física, Adriana Medeiros, foi desenvolvida prática com exercícios funcionais.
Hipertensos e diabéticos
O Programa Hiperdia tem por objetivo cadastrar e acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos a fim de que, por meio do cuidado especial, consiga fazer um controle das doenças e garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes.
Quando o paciente é atendido nas unidades de saúde do município e é identificado o problema, os mesmos são encaminhados para o Hiperdia.
Os pacientes são cadastrados no programa e passam a ser acompanhados pela equipe multidisciplinar de acordo com a necessidade individual de cada um.
Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca