Na manhã de sábado, 28, encerrando a programação da Campanha Setembro Amarelo em Areia Branca, a coordenação de Saúde Mental do município, na pessoa de Virgílio Amaral, reuniu todos os educadores da rede pública de ensino (município e estado) para um momento de capacitação sobre as “linhas de cuidado em saúde mental no âmbito escolar”, sobretudo, a prevenção do suicídio.
A capacitação foi ministrada pela psicóloga Lídia Guedes, idealizadora do projeto “Fique vivo”, da região do Alto Oeste do Estado. A manhã foi sustentada pelo conhecimento e muitos debates entre os educadores, além de música e lanche.
Em adesão ao movimento de valorização à vida, ao longo deste mês a Prefeitura de Areia Branca desenvolveu intensa programação de ações de prevenção ao suicídio, em decorrência da campanha Setembro Amarelo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas se suicidam por ano em todo o mundo, ou seja, uma pessoa se suicida a cada 40 segundos. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil ocorrem 32 casos de suicídios por dia, colocando o país como 8º no ranking mundial em taxas de suicídio, sendo que 90% dos óbitos poderiam ser evitados.
Fotos: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Areia Branca