Luciano Oliveira - [email protected]

Ivan Júnior, da Semarh, e o vice-prefeito João Paulo assinaram o termo; secretário Andrfé faria acompanhou o ato

Ponta do Mel será beneficiada com o Programa Água Doce que vai melhorar a qualidade de vida da população

Ivan Júnior e o vice-prefeito João Paulo assinaram o termo; secretário André Faria acompanhou o ato

Foi assinado nesta quinta-feira, 5, na comunidade de Ponta do Mel, o termo de compromisso entre a Prefeitura de Areia Branca e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) para a execução das ações do Programa Água Doce (PAD).

O objetivo é firmar a cooperação para apoiar a instalação e a gestão do sistema de dessalinização naquela localidade, melhorando a qualidade de vida da população e incentivando a oferta de água potável para o desenvolvimento do turismo na região.

A sede da Associação das Marisqueiras foi o local da reunião com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ivan Júnior. O vice-prefeito João Paulo Borja (PSB) representou a prefeita Iraneide Rebouças (PSD) que estava em Natal participando da solenidade da entrega de viaturas para a Polícia Militar e que contemplou a cidade de Areia Branca.

Ainda participaram do encontro os secretários municipais André Faria (Agricultura), Kliverson Ferreira (Obras e Serviços Públicos), os gerentes Walisson Araújo (Recursos Hídricos), Gabriela Cynara (Meio Ambiente,) Daniel Araújo (Turismo), além de Núbia, presidente da Associação das Marisqueiras, o agrônomo Odilon Cabral e o coordenador do projeto, Raniely Linhares.

A dessalinização de águas integra o Programa Água Doce (PAD) do Governo Federal e no Rio Grande do Norte beneficia 38 municípios com 68 sistemas já implantados. O dessalinizador garante água potável para consumo humano, promove a autonomia e o uso consciente da água.

“Estamos oferecendo água de excelente qualidade, dessalinizada e tratada para consumo humano. E ainda vamos fazer o aproveitamento das águas do descarte para a criação de peixes e para a agropecuária”, informou Ivan Junior.

O que é o Programa Água Doce no RN 

Convênio firmado pelo Governo do Estado com o Ministério do Meio Ambiente, por meio da Semarh, no valor de R$ 19,9 milhões. A meta é implantar, recuperar e gerir 103 sistemas de dessalinização em comunidades rurais.

Com a entrega dos 68 sistemas, o Governo do Estado finaliza a primeira etapa do convênio beneficiando 15 mil pessoas em 38 municípios em todas as regiões do Estado.

Na segunda etapa do Programa, serão instalados mais 35 sistemas de dessalinização, revitalização da unidade demonstrativa de Caatinga Grande, implantação de duas unidades demonstrativas e mais dois sistemas de dessalinização movidos a energia solar. No total, o PAD vai beneficiar em torno de 30 mil pessoas no RN.

Fotos: Evandson Bernardo

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade