Secretária Maria Clara com João Paulo, que se prepara para representar Porto do Mangue na Europa (Foto: Reprodução)
Todos nascem com algum tipo de talento escondido. Revelar isso para o mundo exterior depende de uma série de fatores, entre os quais o quesito oportunidade. Foi justamente o que aconteceu com o jovem João Paulo de Oliveira Silva, que graças ao apoio recebido da gestão do prefeito Francisco Gomes Batista, “Titico” (PMDB), vai mostrar a arte da capoeira para o mundo.
Pela cabeça de João Paulo, de 23 anos, nunca passou a ideia de que poderia chegar tão longe como um simples praticante e depois instrutor de capoeira no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), desenvolvido pela Prefeitura de Porto do Mangue, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
O jovem instrutor de capoeira está preparando a bagagem para embarcar para a Europa. O primeiro destino é a França, onde deverá permanecer pelo período de três meses, ensinando aos franceses a autêntica capoeira, uma prática que faz parte da cultura brasileira desde a época do império. Além da França, João Paulo participará de eventos em outras cidades europeias, mostrando sua arte e o seu talento como mestre de capoeira.
Para a primeira-dama e secretária de Assistência Social do município, Maria Clara Câmara, o fato é motivo de orgulho para todos na cidade e, principalmente, para a administração do prefeito “Titico”, que vem promovendo a projeção de Porto do Mangue de maneira espetacular. “Termos a oportunidade de enviar para países do primeiro mundo um jovem oriundo da nossa comunidade, da base dos programais sociais que oferecemos à população, notadamente os mais carentes, é motivo de orgulho para todos nós”, disse “Clarinha”, como é mais conhecida a secretária na cidade.
Boa gestão de “Titico” na educação e na assistência social tem revelado talentos entre os jovens
Ela reforça as palavras do prefeito “Titico”, quando afirma que o instrutor de capoeira, João Paulo, é um exemplo de dedicação e perseverança. “Esperamos que outros jovens portomanguenses se espelhem no exemplo de João Paulo e cultivem os seus sonhos, porque tudo é possível quando se estuda e se trabalha voltado para o futuro”, afirma a secretária.
De acordo com “Clarinha”, a viagem de João Paulo com destino à França será dia 28 deste mês. Para o instrutor, aluno de escola publica, essa será uma grande oportunidade para aprimorar sua técnica e adquirir novos conhecimentos.