
Foi realizado na terça-feira, 12, na Câmara Municipal de Areia Branca, o encontro alusivo ao “Setembro Amarelo”, mês dedicado à prevenção do suicídio, reunindo servidores da Rede de Cuidado do Município que envolve as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. A campanha tem o objetivo de conscientizar e de alertar a população sobre a realidade do suicídio no Brasil e suas causas.
A Prefeitura de Areia Branca realizou um momento de “Valorização pela Vida”, por meio da Secretaria Municipal Saúde, sob a execução de Virgílio Amaral, coordenador de Saúde Mental e a equipe da Atenção Básica. O evento tratou com os profissionais da rede de cuidado, pontos relevantes, como a estratégia de prevenção e o atendimento aos usuários.
Na ocasião, aconteceu a apresentação cultural do coral “Sementes”, do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), interpretando a música “É preciso saber viver”, de Roberto Carlos. Participaram o chefe do Gabinete Civil, Dario Lima, representando a prefeita Iraneide Rebouças (PSD); a coordenadora do Caps, Cláudia Regina; João Neto, gerente de Regulação, representando o secretário de Saúde, Francisco Lopes Júnior e a enfermeira Lorena Ribeiro.
A palestra foi ministrada pelo psicólogo Danilo Delgado, especialista em psicoterapia transpessoal. “A grande importância de um evento como esse é quebrar o tabu de não poder falar sobre o assunto. Quando a gente se dispõe a ter um diálogo mais esclarecedor, sem medo de achar que tocar no assunto vai estimular, e sim olhar com outros olhos, a gente já vai tá contribuindo para a prevenção”, enfatizou.
O coordenador de Saúde Mental do município, Virgílio Amaral, agradeceu a todos os envolvidos e reforçou seu compromisso em possibilitar mais espaço de fala, por acreditar que “FALAR É A MELHOR SOLUÇÃO”.


Fotos: Evandson Bernardo