Luciano Oliveira - [email protected]

Areia Branca: confira os destaques da nossa coluna (atualizada) que é publicada aos domingos no jornal O Mossoroense

DIANA FONTES
DIANA FONTES, FOTÓGRAFA OKApaixonada por fotografia, há pouco mais de um ano a estudante de Gestão Ambiental, na Uern, Diana Fontes, resolveu sair por aí clicando a torto e a direito. O resultado, são belas fotos que podem ser apreciadas na página www.facebook.com/pages/Diana-F-Photography/621143661258323. Diana é filha de Adriano Kazelle Ferreira e Silva (funcionário da agência dos Correios local) e Anankia Fontes. Ela também é dedicada às causas ambientais.

OS 81 ANOS DE CACILDA
CACILDA BEZERRA E FAMÍLIA, NAT DIA 13Matriarca de uma numerosa prole, dona Cacilda Bezerra comemorou seus 81 anos no último dia 13. A festa reuniu parte dos muitos familiares da aniversariante, que entre outros, é mãe do vereador Aldo Dantas e irmã do empresário Cleodon Bezerra. Olhando para ela, ninguém diz que dona Cacilda tem essa idade, pois é uma pessoa lúcida e muito equilibrada.

12 ANOS DEPOIS
CLEODON BEZERRA NA FM COSTA BRANCAA Rádio Costa Branca (FM 104,3) completou 12 anos de atividades na Salinésia, no último dia 12, oferecendo a boa música, a informação com credibilidade e interatividade com o ouvinte. Atualmente, a emissora é presidida pelo sócio majoritário, Cleodon Bezerra (à esq.) que comemorou a data e o pioneirismo da emissora.

D E S T A Q U E S

LUÉRGIA VANIELEA Administradora de Empresas, Luérgia Vaniele, que também é servidora da Secretara Municipal de Educação, participou do Fórum Internacional de Administração realizado na cidade de Gramado (RS). Ela é filha de um casal muito amigo, o ex-vereador Zé Hermínio e a educadora Francisca Maria.

DANIEL FILHO E FAMÍLIA. NATO radialista Daniel Filho com o filho Andrey Abraão, que completou 5 aninhos dia 12 e comemorou com os amiguinhos na Escola Pequeno Príncipe, em Apodi, e a esposa Damiana Sheyla, que aniversariou no domingo. A comemoração com familiares e amigos aconteceu na Sorveteria Abraão, empreendimento da família, na cidade de Apodi. Damiana é Técnica de Enfermagem do hospital de Areia Branca.

SANDRO GÓIS LEVA SESSÃO DA CÂMARA PARA A ZONA RURALO presidente do Legislativo areia-branquense, Sandro Góis, levou a sessão de ontem, 19, para a comunidade litorânea de Morro Pintado. Foi mais uma etapa do programa Câmara Itinerante, reeditado por Sandro na sua gestão, que por sinal, é bem avaliada pela população.

A UERN É NOSSA
0Se depender da prefeita Luana Bruno, o núcleo da Uern não só permanecerá em Areia Branca, como terá ampliado o número de cursos. Em reunião com o reitor da Uern, Pedro Fernandes, a gestora reafirmou a disposição de manter o núcleo no município e fazer investimentos para otimizar o atendimento à classe universitária.

Z O N A    F R A N C A

Embora a saúde financeira do município ainda inspire cuidados, a prefeita Luana Bruno (PMDB) espera fechar o primeiro ano da sua gestão livre de algumas situações incômodas, que dada às proporções impediram que ela colocasse em prática todo o planejamento feito para este primeiro período da sua administração. A prefeita está otimista em relação a 2014 e não esconde o desejo de puder realizar tudo aquilo que prometeu em campanha e que, de fato, a população espera do seu governo. “Vamos surpreender. Quem viver, verá”, afirma a gestora.

***
A campanha Novembro Azul chega ao município por meio de uma ampla ação preventiva que será realizada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que atua no município com apoio da Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O titular da pasta da Saúde, Ricardo Calazans Duarte, informa que a ação será realizada no período de 25 a 27 deste mês, com atendimentos básicos, como aferição de pressão arterial, glicose, Índice de Massa Corporal (IMC) e o Antigénio Prostático Específico (PSA), que é o teste de triagem para o câncer de próstata, realizados pelas Equipes de Saúde da Família (ESF).

***
A campanha Novembro Azul é uma ação que ressalta a importância de conscientizar a população masculina a respeito dos cuidados com sua saúde, principalmente no que concerne aos cuidados com o câncer de próstata. A prefeita Luana Bruno (PMDB) ressaltou a importância da ação e conclama a população masculina a participar da campanha.

***

Com a aprovação do Projeto de Lei 022/2013, o Legislativo areia-branquense autoriza o Poder Executivo a se filiar à Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e à Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn). Os edis também deram aval para o Executivo adotar o Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte, instituído e administrado pela Femurn, como meio oficial opcional de comunicação dos atos normativos e administrativos do Município de Areia Branca.

***
Não é uma crítica, mas uma dica. Alguns vereadores da atual legislatura estão perdendo tempo precioso com bate-boca e picuinhas, inclusive “lavando roupa suja” ainda da eleição antecipada da mesa diretora da Casa para o biênio 2015-2016, cujo presidente eleito é o vereador Francisco José de Souza Neto, “Netinho” (PSB). Quem decidiu ficar neutro nessa história, está ganhando espaço. Fica dica.

***
O livro “Contagem Regressiva”, do areia-branquense Anchieta Rolim, lançando em setembro passado, em Areia Branca, durante uma concorrida noite de autógrafos na Biblioteca Pública José Justiniano Solon, continua ganhando projeção no cenário poético-literário do Rio Grande do Norte.
Em novembro, a obra de Anchieta Rolim foi destaque como o “Livro do Mês” pelo blog “101 Livros do RN” (http://101livrosdorn.blogspot.com.br ) o mais conceituado no gênero que trata exclusivamente da literatura potiguar.

***
Dia 13, foi realizada mais uma reunião entre os proprietários de balsas que fazem a travessia Areia Branca a Grossos e representantes das prefeituras dos dois municípios. A prefeita Luana Bruno (PMDB) foi representada no encontro pela gerente de Turismo, Viviane Araújo, que discutiu com os balseiros a questão do passe livre para idosos com idade acima dos 60 anos e estudantes com idade até 7 anos.

***
Na oportunidade foi esclarecido que a isenção da tarifa de utilização para idosos, crianças e deficientes é amparado por lei e concede gratuidade nos transportes rodoviário e fluvial intermunicipal às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e renda inferior a dois salários mínimos. No caso local, ficou acordado que a cada viagem (travessia feita) dois idosos terão passe livre e no caso de um terceiro, será concedido desconto especial na tarifa de embarque.

***
Na reunião também ficou decidido que os trabalhadores que fazem a travessia diariamente entre as duas cidades terão que adquirir a Carteira do Trabalhador para ter direito ao desconto no preço da passagem. A gerente Viviane Araújo alertou que partir de janeiro de 2014 o trabalhador que não tiver o documento em mãos pagará a passagem integral, sem usufruir do benefício do desconto. Para obter o documento, o trabalhador deve se dirigir às gerências de Turismo nas cidades de Areia Branca e Grossos.

· Coluna (atualizada) assinada por Luciano Oliveira aos domingos no caderno Cotidiano do jornal O Mossoroense

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade