
O deputado estadual Manoel Cunha Neto, “Souza” (PHS), e o prefeito Sael Melo (PHS), de Porto do Mangue, acompanhados do secretário municipal de Turismo e Meio Ambiente, Flávio Felipe Souza, se reuniram na terça-feira, 21, com o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Estado do Rio de Grande do Norte, Leonardo Guedes. A reunião ocorreu na sede do órgão, em Natal.
Titulação do Assentamento Planalto, em Porto do Mangue, e Titulação dos Assentamentos Santos Reis e Garavelo, em Areia Branca, são pleitos que serão atendidos em 2017.
Também foi abordada a questão da situação que envolve os Assentados em Ponta do Mel e os que residem na praia de Pedra Grande. São móveis rurais que compõem os municípios de Porto do Mangue e Areia Branca.
Pescados
Foi solicitada pelo prefeito Sael Melo e pelo deputado Souza a doação de uma área para a instalação de uma unidade de armazenamento do pescado e a construção de um poço na comunidade de Pedra Grande, essencial para a viabilidade do projeto de extensão da Universidade Potiguar (UnP), que apoia a pesca sustentável e a geração de renda. Essas ações irão beneficiar diretamente os 172 moradores da região.
A pesca é a principal fonte de renda da comunidade de Pedra Grande. Em 2015, o projeto de extensão “Pesca Sustentável e Geração de Renda”, da Escola da Gestão e Negócios da Universidade Potiguar (UnP), campus Mossoró, foi o vencedor do Prêmio Santander Universidade Solidária e recebeu R$ 100 mil para sua implantação.
O superintendente comprometeu-se em atender à solicitação.
Areia Branca

Durante a reunião, Souza cobrou ainda informações relativas ao andamento dos processos das certificações e da titulação de terras localizadas em Porto do Mangue nas áreas de Rio Doce, Tocantins, Carajás, Planalto do Mel e PA Rosado; Areia Branca nas áreas de Ponta do Mel, Garavelo e Santos Reis.
Fotos: Divulgação