Luciano Oliveira - [email protected]

"Piscinão" que se formou por trás do Ginásio Poliesportivo

Águas paradas em diversos pontos da cidade contribuem para proliferação de muriçocas

"Piscinão" que se formou por trás do Ginásio Poliesportivo
“Piscinão” que se formou por trás do Ginásio Poliesportivo

Em Areia Branca, na Região Salineira Potiguar, as desejadas chuvas de início de ano trouxeram alegria e esperança para o homem do campo e alguns transtornos para a população em geral.

Nos últimos dias, a cidade foi literalmente invadida por muriçocas. As águas paradas em diversos pontos da zona urbana, decorrentes das chuvas registradas no município, têm contribuído para essa proliferação.

Enquanto não se tem notícia de alguma ação das autoridades municipais, os supermercados locais lucram com as vendas de diversos produtos de combate ao mosquito.

Geralmente o aparecimento da muriçoca (ou pernilongo) ocorre com o fim das chuvas. Mas em nível local a proliferação está acontecendo em pleno período chuvoso.

A muriçoca incomoda ao quadrado. O zumbido incomoda, a picada coça e a paciência rapidamente se esgota. Muitas pessoas estão travando batalhas noturnas com as muriçocas e sabem o quanto esses insetos incomodam.

Alagamentos

Área alagada na entrada do IPE e se estende em direção ao Bom Bosco
Área alagada na entrada do IPE e se estende em direção ao Bom Bosco

As chuvas que caem no município desde o início do ano deixaram algumas áreas alagadas em diversos pontos do perímetro urbano. Na entrada do conjunto residencial IPE existe uma lagoa que avança até as casas dos bairros Dom Bosco I e II.

A água parada e poluída torna-se viveiro ideal, já que as muriçocas “gostam” de água suja e com temperatura mais alta.

Outro ponto que merece atenção dos órgãos públicos, é o “piscinão” existente por trás do Ginásio Poliesportivo Professora Rosário Cabral. Há muita água parada e sem condições de escoamento. Um chamariz para o Aedes aegypti (transmissor da dengue) que se prolifera em recipiente dessa natureza. E para as muriçocas se multiplicarem, já que existe muita sujeira na água.

00000000000 ÁGUA

000000000000 ÁGUA 5

Fotos: Luciano Oliveira

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe:

guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

publicidade